O projeto Cronologias, materializado num site interativo, é o mais completo registo online sobre este período da história em Portugal, procurando identificar as datas e factos relevantes das últimas décadas. com início em 1960, e estendendo-se até 2018, as entradas históricas no site estão organizadas por tempo, mas também por temas e protagonistas, o que facilita uma pesquisa de algum tópico especifico.

A informação pode ser navegada através de uma timeline interativa, ou pode pesquisar a "História na minha vida", com início na data de nascimento e observando a sequência cronológica dos principais acontecimentos.

Há ainda uma organização por espaço geográfico, com ligação às principais cidades, e uma zona de histórias, onde se movimentam os tópicos mais diversos com relevância para contarem com entradas enciclopédicas, desde o Pac-man à abertura do Cyberbica em Lisboa.

O trabalho da equipa de Paulo Silveira e Sousa, António J. Ramalho e Octávio Gameiro resulta numa obra de consulta acessível a todos os cidadãos que querem conhecer os factos que marcaram as últimas décadas, mas algumas entradas são demasiado sintéticas e precisavam de maior enquadramento e detalhe.

De notar que inicialmente o projeto terminava em 2015 mas que foram acrescentadas mais de mil entradas até ao final de 2018, já sob a coordenação de  Octávio Gameiro.

Para complementar o texto, a ligação ao arquivo histórico da RTP, com áudio e vídeo, traz uma riqueza adicional ao site e faz com que facilmente nos consigamos perder na recordação de momentos muito relevantes da nossa história.

Numa altura em que iniciamos um novo ano, vale a pena olhar a história das últimas décadas e perceber o que nos fez chegar aqui, e a forma como os acontecimentos se interligam entre si, por isso sugerimos uma visita atenta ao site Cronologias e às mais de oito mil entradas registadas neste site que se torna útil para todas as idades.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.