Chama-se FrienShuffle e propõe-se tirar partido das redes de contactos dos internautas em serviços como o Twitter e o Facebook para lhes mostrar novos sites. A probabilidade das sugestões serem do seu agrado aumenta ou diminui consoante tenha mais ou menos interesses em comum com os "amigos" nas redes sociais.

O serviço foi lançado este mês e apresenta-se como uma espécie de compromisso entre as funcionalidades popularizadas por serviços como o Stumple - que, mediante os interesses identificados pelo utilizador numa lista, faz sugestões de páginas Web que lhe poderão interessar - e o advento das redes sociais.

Assim, para além de contar com os indicadores fornecidos pelo próprio utilizador, que perante um site sugerido pode dizer se gostou da proposta ou passar à próxima, o FrienShuffle aproveita os gostos manifestados pelos amigos na utilização de redes sociais, através das ligações publicadas ou onde tenham clicado em "gosto" (com o botão do Facebook).

Para além da descoberta de novos sites, há também a certeza de ficar a conhecer melhor os gostos de quem faça parte do seu círculo de amigos virtuais (e recorra ao serviço), na medida em que permite saber quem foi que publicou o link para aquela página e há quanto tempo o fez. Se é verdade que a ideia tanto pode seduzir como assustar, convém não esquecer que o sistema funciona "nos dois sentidos", pelo que os seus amigos também passarão a ter uma percepção mais apurada daquilo que lhe interessa (ou interessou) na Web.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha.