A base são os dados da Global Footprint Network e da Faculty of Environmental Studies na Universidade de York, em Toronto, onde se pretende construir uma coligação de países, suportado numa rede de informação académica rigorosa sobre sustentabilidade e biocapacidade. Com esta informação os países, cidades, empresas e cidadãos podem perceber as dependências ecológicas e os riscos de exposição, gerindo a sua transição para um mundo mais sustentável.
A fundação FoDaFo (Footprint Data Foundation) teve início em setembro de 2017 e já conseguiu alguns marcos importantes, entre os quais a utilização da informação para o cálculo do Dia de Sobrecarga da Terra, que este ano acontece a 22 de agosto, data em que se esgotam os recursos naturais.
Os cálculos da pegada ecológica continuam a ser as únicas métricas que ajudam a calcular o consumo de recursos e a taxa da sua renovação, e a métrica de que o consumo total excede em 75% a taxa de renovação é assustadora, pelo que todos os esforços são relevantes.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários