A unidade da Agência Espacial Europeia acaba de renovar o seu site e é aqui que mantém grande parte da informação que disponibiliza sobre a atividade dos NEO - Near Earth Objects, ou objetos próximos da Terra em português. A observação de pequenos corpos no sistema solar e a avaliação e monitorização do seu potencial de se tornarem um risco está no centro da missão da NEOCC.

A lista de risco é uma das área mais relevantes da informação partilhada. São asteroides e cometas que estão próximos da Terra e que foram classificados como risco não zero de colisão com o planeta. Há ainda o acompanhamento dos objetos que se aproximam mais da órbita da Terra, a menos de 0,2 au (unidade astronómica), o que corresponde a cerca de 30 milhões de quilómetros de distância.

Os números de asteroides e cometas conhecidos e listados pelo NEOCC acaba por ser impressionante. São mais de 25 mil asteroides próximos da Terra mas 920 mil numa órbita considerada boa, mas distante. O número de cometas na lista do NEOCC é de 3.717.

Todos os objetos de interesse têm também um registo de visualização da órbita em modo gráfico e é possível procurar um arquivo de imagens captadas pelos telescópios da ESA, ou que tenham acordos com a Agência Espacial Europeia.

Asteroide 2001 FO32 vai passar pela Terra a 21 de março. É o maior "visitante" previsto este ano
Asteroide 2001 FO32 vai passar pela Terra a 21 de março. É o maior "visitante" previsto este ano
Ver artigo

Este domingo, dia 21 de março, o asteroide 2001 FO32 vai passar pela Terra e este será certamente um dos momentos de observação mais importantes do ano para o NEOCC.

Nos últimos anos têm sido realizadas várias missões a asteroides e cometas para perceber melhor estes objetos, e uma das mais famosas foi Missão Rosetta e o seu longo namoro ao cometa 67P que manteve os fãs de astronomia em suspenso e proporcionou acesso a imagens impressionantes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.