A digressão Ignite IAstro está de volta com o objetivo de apresentar a variedade de temas investigados no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), em formato compacto, numa viagem pelo Sistema Solar às estrelas e às galáxias, falando dos instrumentos que permitiram chegar tão longe.
Com a intenção de levar a astrofísica e ciências do espaço a vilas e cidades que estão mais longe dos grandes centros urbanos, os eventos Ignite juntam perto de 10 investigadores que apresentam o seu estudo ou projeto em apenas cinco minutos, estando definido que cada investigador terá de falar a compasso de uma sequência de 20 slides que avançam automaticamente a cada 15 segundos.
Entre janeiro de 2016 e novembro de 2019, a iniciativa alcançou perto de 2.500 pessoas em localidades de norte a sul do país, envolvendo 52 investigadores em 19 eventos realizados em 17 distritos e na Região Autónoma dos Açores.
Despois da pausa nos últimos anos, o Ignite está de regresso já no próximo dia 15 de abril, levando os temas da investigação em ciências do espaço feita em Portugal, de modo divertido e acessível, a Torres Vedras. Aceda a mais informação a partir da página do evento.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários