Será que poderei dedicar-me no futuro a investigar o Universo? É sobre esta e outras questões que um webinar gratuito no canal de YouTube do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) se vai debruçar na próxima semana, a 11 de fevereiro, Dia das Mulheres e Raparigas na Ciência 2020.
Com o objetivo de abordar a temática da astronomia no feminino, quatro investigadoras do IA, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto vão participar no webinar: Gabriella Gilli, Íris Breda, Marina Cortês e Susana Barros. Após uma pequena introdução sobre o seu percurso até se tornarem astrofísicas, a sessão, a decorrer entre as 14h30 e as 16h00, é dedicada à interação com o público, estando aberta a questões colocadas via chat pelos participantes em Portugal e países lusófonos.
O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência foi estabelecido em 2015 e implementado pela UNESCO e pela ONU. Como objetivo, a data pretende sensibilizar para o papel crítico das mulheres e raparigas nesta área da sociedade, contribuindo para a igualdade de oportunidades e perceções sobre a ciência.
Mas os números ainda não muito animadores no que toca à ciência. De acordo com a ONU, menos de 30% dos cientistas são mulheres a nível mundial, apesar de ao nível escolar as raparigas terem prestações semelhantes às dos colegas nas diversas áreas científicas. Ainda assim, tendem a não optar por carreiras associadas às ciências, engenharias e tecnologias.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Skyrider X1 é um motociclo anfíbio que se desloca na terra, água e ar -
App do dia
Blade of God X: Orisols inspira-se na mitologia nórdica num formato RPG com ambiente sombrio -
Site do dia
Cornuvotia: uma plataforma para escrever histórias com amigos ou desconhecidos -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários