http://imgs.sapo.pt/gfx/547628.gif

Por onde passaram, os portugueses deixaram diversas marcas, desde rastos de cultura e língua até património edificado. São estes marcos mais físicos que o site Património de Influência Portuguesa recupera agora online, dando continuidade a um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian.

Os conteúdos do site baseiam-se na investigação dirigida por José Mattoso entre 2007 e 2012 e que deu origem à publicação, em três volumes, do Património de Origem Portuguesa no Mundo: arquitetura e urbanismo.

Com o site procura-se conseguir uma divulgação mais ampla da informação e abrir portas à interatividade, convidando à colaboração de todos os internautas que possam acrescentar valor - com textos e imagens (fotografia, desenhos, iconografia) - ao trabalho já realizado.

Através de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) o site permite a pesquisa de património de origem portuguesa num mapa baseado no Google Maps, e - em alguns núcleos urbanos de maior dimensão - um desenho sobreposto que evidencia o essencial do traçado urbano primitivo, as estruturas defensivas e/ ou o posicionamento dos edifícios.

Quem quiser aceder a conteúdos mais descritivos pode consultar a área de conteúdos>Contexto, onde se encontram textos de síntese e enquadramento histórico de quatro grande regiões geográficas onde os portugueses deixaram a sua influência.

A interatividade desejada materializa-se ainda pela possibilidade de propor alterações, denunciar e corrigir um erro, propor uma nova entrada ou enviar uma imagem, através do menu Colaborar. Todas as propostas são avaliadas segundo uma rotina de certificação estabelecida que tem um prazo máximo de 45 dias.

Fica o desafio para todos os apaixonados por história, arquitetura e urbanismo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.