O site Earth Online da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) já existe há 30 anos, mas "mudou-se" agora para um novo portal. A plataforma com informações do departamento de Earth Observation continua a sua missão de apoiar cientistas e especialistas que estudam o planeta Terra, ou simplesmente entusiastas curiosos sobre a "casa" onde vivemos.

Inicialmente designada por Earth Observation Guide & Directory Service, a plataforma foi dos primeiros sites lançados pela ESA. E, sem esquecer o passado, compila informações recolhidas ao longo das últimas duas décadas.

No Earth Online pode descobrir ou recordar missões antigas da Agência Espacial Europeia, como o primeiro programa de observação da Terra da ESA. Mas também há espaço para as atividades mais atuais e as que estão ainda em curso.

Earth Online

A plataforma contém, por exemplo, informações recolhidas pelo satélite da ESA que estuda alterações climáticas. A missão do CryoSat que completou recentemente uma década, tem permitido, entre os vários contributos, mapear as mudanças na espessura e no volume do gelo do Ártico no mar. A plataforma permite, ainda, ter acesso a informações sobre outros satélites e a imagens promocionais.

Apesar de ser um site da ESA, o Earth Online não integra apenas informação das missões da Agência Espacial Europeia. Através de acordos com outras agências espaciais, a plataforma oferece também dados de mais de 40 missões internacionais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.