Esta é já a segunda edição do programa VR Health Champions que integra a iniciativa apoiada pela EIT Health e que está focada no desenvolvimento de projetos inovadores de Realidade Virtual e Aumentada (XR). A organização lembra que este mercado está em expansão, prevendo-se que atinja um valor entre 35 e 64 mil milhões de euros em 2025, sendo os cuidados de saúde o quarto maior segmento de XR.
As candidaturas já abriram e podem ser entregues até 30 de novembro, dando acesso a um financiamento até 60 mil euros e a possibilidade de fazer parcerias com os principais inovadores europeus de XR na área da saúde, dando resposta a um dos 14 desafios estratégicos identificados pelas cinco PMEs de referência do projeto.
As áreas vão da navegação médica durante as cirurgias a jogos terapêuticos imersivos, avaliação cognitiva, formação e educação médica e ainda a personalização de óculos de realidade virtual para uso médico.
Os candidatos devem ter já conhecimentos em temas específicos, como a investigação clínica, imagiologia médica, TI na área da saúde, IA, ciências comportamentais, temas regulamentares, marketing, design UX e visão computacional. O objetivo é que possam ajudar os pioneiros da XR a superar barreiras à validação clínica, conformidade regulamentar e expansão de mercado, indica a organização.
O site VR Health Champions tem mais informações e detalhes sobre as candidaturas.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários