Se tem interesse na obra do artista gráfico Maurits Cornelis Escher, e deseja visitar a sua exposição no Museu de Arte Popular em Lisboa, deverá primeiro fazer o “trabalho de casa”. O projeto The Metamorphosis of Escher é um documentário online em forma de aventura interativa. Será possível compreender as suas inspirações, as suas técnicas e ficar fascinado com algumas das suas xilogravuras que o tornaram tão único.

No endereço do projeto poderá escolher algumas das suas obras, fazer zoom para apreciar em detalhe, e nos pontos interativos pode ler documentos, ouvir diários comentados e aceder a fotografias. Para melhor conhecer o artista, o site encontra-se dividido em diferentes áreas dedicadas à sua história pessoal, as suas técnicas ou uma visita história à sua arte.

Depois de aprender tudo sobre Escher meta-se à prova no Metamorphosis Machine e tente reproduzir a sua própria obra de arte, utilizando um editor com ferramentas inspiradas nas suas técnicas. É possível escolher peças para criar padrões, recortá-las e multiplicá-las para gerar as hipnóticas sequências.

Como curiosidade, Escher criou a sua primeira metamorfose em 1937, inspirado numa visita a Alhambra, em Granada, Espanha. O artista não ficou satisfeito com a primeira tentativa, considerando que as transições entre as formas eram ilógicas. Os erros foram depois corrigidos na obra Metamorphose II.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.