
O MOIM - Moralities of Intelligent Machines assume-se como um projeto de investigação que estuda a psicologia moral da robótica e inteligência artificial (IA) numa altura em que ainda não há nada definido para orientar essa moral.
Os investigadores do MOIM alertam que as regras em que assentam as "decisões morais" das máquinas estão, de momento, praticamente a cargo das grandes empresas, com uma contribuição mínima da comunidade científica ou do público em geral, algo que querem ajudar a mudar com os seus estudos.
Explicam que estão a usar uma série de ferramentas em psicologia social experimental e ciências cognitivas para estudar o comportamento humano e a perceção em situações em que os robots tomam decisões morais, nomeadamente relacionadas com a vida humanas.
Os resultados das investigações são publicados a partir do site do grupo. Os dados da análise mais recente indicam que a aparência dos robots afeta a perceção que os humanos têm sobre a moralidade das suas ações.

Em destaque
-
Site do dia
Recupere memórias do passado e restaure fotografias antigas com uma ferramenta online gratuita -
App do dia
Aumente (ou baixe) o volume no smartphone, mas com muito estilo -
Montra TEK
10 monitores para o teletrabalho e o entretenimento -
How to TEK
Saiba o que fazer quando o Google Maps não apresenta corretamente a sua localização -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários