O MOIM - Moralities of Intelligent Machines assume-se como um projeto de investigação que estuda a psicologia moral da robótica e inteligência artificial (IA) numa altura em que ainda não há nada definido para orientar essa moral.
Os investigadores do MOIM alertam que as regras em que assentam as "decisões morais" das máquinas estão, de momento, praticamente a cargo das grandes empresas, com uma contribuição mínima da comunidade científica ou do público em geral, algo que querem ajudar a mudar com os seus estudos.
Explicam que estão a usar uma série de ferramentas em psicologia social experimental e ciências cognitivas para estudar o comportamento humano e a perceção em situações em que os robots tomam decisões morais, nomeadamente relacionadas com a vida humanas.
Os resultados das investigações são publicados a partir do site do grupo. Os dados da análise mais recente indicam que a aparência dos robots afeta a perceção que os humanos têm sobre a moralidade das suas ações.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários