É já no dia 29 de agosto que a NASA vai dar início ao seu programa de regresso à Lua, com o lançamento da missão não-tripulada Artemis I. Espera-se que a chegada de astronautas ao satélite natural da Terra aconteça em 2025, desta vez com a primeira mulher e a primeira pessoa de cor.

Enquanto o mundo espera pelo regresso à Lua, pode recordar o primeiro “salto para a Humanidade” na The Leap For Mankind, uma experiência interativa online que lhe dá a oportunidade de recriar momentos-chave das missões Apollo.

Clique nas imagens para mais detalhes

No website é possível controlar o foguetão que levou o Homem à Lua, numa espécie de minijogo, assim como descobrir algumas das fotos mais icónicas do programa Apollo.

Há também espaço para recriar a chegada da missão Apollo 11, encarnando o papel de um astronauta e dando os primeiros passos no satélite natural da Terra, assim como de comandar o Lunar Roving Vehicle.

Recorde-se que recentemente, a NASA deu a conhecer de que forma é que decorrem os preparativos finais para a Artemis I. Se tudo correr como planeado, no final do mês o o foguetão Space Launch System (SLS) partirá para o Espaço, levando consigo uma cápsula Orion para uma viagem em torno da Lua.

O SLS vai partir da base de lançamento 39B do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, o mesmo local de partida do foguetão Saturn V que levou os primeiros astronautas à Lua, na missão Apollo 11, e, desde que lá chegou,  a NASA tem estado ocupada a realizar um vasto conjunto de testes para assegurar que tudo corre como planeado.

Veja o foguetão SLS na base de lançamento 39B

A cápsula Orion que seguirá à “boleia” do foguetão SLS vai levar o manequim Comandante Moonikin Campos, assim como um peluche do Snoopy e um outro da Ovelha Choné, mas há espaço para levar uma variedade de “souvenirs” no seu kit de voo oficial.

Nele incluem-se recordações importantes de missões anteriores, símbolos que representam a colaboração com escolas, organizações e empresas focadas em incentivar miúdos e graúdos a ganharem o gosto pelas áreas STEM e itens que aludem à cooperação da NASA com outras agências espaciais e entidades um pouco por todo o mundo, incluindo bandeiras, patches e pins.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.