A sessão decorre hoje, 11 de setembro, entre as 21h30 e as 23h00 e pode ser acompanhara no canal do IA no YouTube, ou através do website do IA, mas neste caso apenas para visualização. As perguntas para os investigadores devem ser colocadas no chat, durante a sessão no YouTube, e depois é esperar pela resposta.

Esta pode ser a sua oportunidade para satisfazer a sua curiosidade, colocando as suas perguntas sobre a história do Universo, a vida das estrelas, outros mundos dentro e fora do Sistema Solar, ou a diversidade das galáxias. Em Portugal já se celebraram 20 anos de participação de Portugal no ESO, que tem sustentado a expansão da astronomia e da astrofísica, e há planos de futuro para as próximas décadas.

O  30º Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA 2020) é organizado este ano pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA). Em 2020, o ENAA celebra três décadas de extraordinário crescimento da Astronomia no nosso país.

Os investigadores portugueses têm participado em algumas das mais importantes descobertas dos últimos anos, entre os quais a descoberta de exoplanetas.

Os investigadores passam muito tempo a olhar as estrelas à procura de respostas a muitas questões que ainda estão por responder, mas recentemente a BepiColombo esteve perto da Terra, num voo "rasante", e os astrónomos aproveitaram o momento para tirar fotografias.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.