
Chama-se “Games in Schools - Utilização de videojogos na escola” e destina-se a ser um instrumento a usar nos vários graus de escolaridade, desde os primeiros anos até ao secundário.
O manual é adaptado pela AEPDV - Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos a partir de um documento criado pela Video Games Europe (VGE), Associação Europeia de Produtores de Videojogos e entre os temas abordados está a razão para utilizar os videojogos para fins educativos, bem como cenários pedagógicos sobre quando e como utilizar os videojogos.
Os projetos temáticos e o desenvolvimento da literacia e competências cognitivas, sociais, emocionais e criativas através dos videojogos são também temas incluídos no documento, considerando-se que a gamificação no ensino pode tornar as aulas mais ricas.
O manual tem mais de 30 páginas de exercícios práticos sugeridos, recorrendo a jogos conhecidos como Minecraft, The Sims e versões online de jogos como Soduku ou ainda videojogos concebidos especialmente para a área da educação.
O documento pode ser consultado online, em formato PDF, através deste link.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Sem hélices e silencioso: BlackBird é um eVTOL que pretende mudar as regras do jogo da aviação -
App do dia
The Great Sneeze: Aventuras e mistérios para desvendar numa galeria de arte virada do avesso -
Site do dia
Hurrayy mantém todos os aniversários organizados e prontos para comemorar -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários