Seja para trabalhar ou entretenimento, o primeiro headset de realidade mista da Apple, o Vision Pro, chegou ao mercado dos Estados Unidos. E obviamente que a Internet já deu as boas-vindas ao novo gadget da Apple com uma lista de memes hilariantes. E a prever que um dia seja necessário proceder a reparações, a iFixit já deu o parecer sobre a dificuldade de o desmanchar, elevada já agora.
Com um novo headset no mercado, com data ainda por definir para o seu lançamento na Europa, são as aplicações que vão tentar convencer os potenciais utilizadores a gastar quase 3.500 dólares. Sabe-se que milhares de apps lançadas para iOS e iPadOS estão a ser ou vão ser adaptados ao headset, mas foi a própria Apple que revelou a oferta de 600 aplicações nativas para o Vision Pro.
Entre a lista disponível, tentamos perceber quais são as apps que poderão ser mais úteis, seja para trabalhar, para o entretenimento ou explorar o potencial do headset. De recordar que o equipamento pode ser utilizado como realidade virtual, mas também como realidade aumentada, graças ao seu sistema de câmaras com imagem pass through, o que permite ao utilizador aceder aos conteúdos sem se desligar do que se está a passar em redor. Pode passear na rua com o sistema na cabeça, andar de bicicleta ou executar outras atividades sem retirar o headset dos olhos.
Veja na galeria algumas das aplicações disponíveis para o headset Vision Pro:
1 – Zoom (aplicação de videoconferência)
A Zoom foi uma das primeiras empresas a avançar com uma nova versão da aplicação de videoconferência capaz de tirar partido da tecnologia do Vision Pro. Este suporta o sistema Persona do headset, em que durante uma videoconferência pode assumir um avatar, imitando expressões e reações do utilizador. A aplicação permite que cada utilizador ajuste o seu avatar para o tamanho adequado, de forma a poder tornar mais realista a interação num mesmo espaço com outros participantes.
2 – Disney+ (entretenimento)
A Disney preparou uma versão especial da sua plataforma, para que os utilizadores do Vision Pro tenham uma experiência mais imersiva. Os filmes e séries são projetados num ecrã virtual, mas pode criar ambientes virtuais 3D para desligar a realidade e ter maior imersão dos conteúdos. São quatro ambientes 3D disponíveis, entre elas El Capitan, cenário do Monster Inc., a Torre dos Avengers e a bordo do land speeder de Luke Skywalker em Tatooine em ambiente de Star Wars. A aplicação dá ainda acesso a filmes 3D que pode assistir diretamente no headset, como Avatar 2 ou Avengers: Endgame.
3 – Game Room (jogos)
A Resolution Games preparou uma versão do Game Room para o headset, permitindo aos utilizadores jogarem jogos clássicos de tabuleiro, como o xadrez ou damas, mas também cartas como o Solitária, Copas e outros formatos. Os jogos podem ser acedidos em forma de realidade mista ou se preferir, com um ambiente virtual em redor. Pode optar por jogar sozinho contra a inteligência artificial ou até com mais três companheiros, estejam estes equipados com um headset ou qualquer outro equipamento da Apple.
4 – NBA (Desporto)
Para os amantes de basquetebol, a aplicação oficial da NBA para os Vision Pro prometem uma experiência mais imersiva das partidas. Os utilizadores podem ter cinco transmissões ao vivo em simultâneo ou on demand, usando o sistema Multiview. Enquanto assiste às partidas poderá manter as estatísticas dos jogadores e da equipa sempre ativos, assim como consultar rapidamente resultados de outros jogos.
5 – Numerics (produtividade)
Para ajudar empresas a manter a atualização das informações do seu negócio, aplicações como o Numerics projetam a informação de forma simples e interativa aos utilizadores. Esta aplicação suporta mais de 4.000 KPIs e pode ser colocado onde quiser no espaço do utilizador.
6 – HBO Max e Apple TV+ (entretenimento)
A app da HBO foi otimizada para apresentar conteúdos em 4K, suportado por tecnologias audiovisuais como Spatial Audio e Dolby Atmos. À semelhança da Disney, vai poder ter acesso a ambientes virtuais, começando pela mítica sala do Trono de Ferro de Game of Thrones. A Apple também otimizou a sua aplicação TV+ e conta com mais de 200 filmes 3D, assim como alguns otimizados com a tecnologia Immersive Video, colocando os utilizadores no centro da ação, com uma capacidade de visionamento de 180º nas imagens gravadas a 8K 3D com áudio espacial.
7 - Microsoft 365 (produtividade)
A Microsoft reuniu as suas principais aplicações de produtividade para tirar partido do novo headset da Apple, incluindo o Teams, Office, Outlook, OneNote e outras. O Word inclui um modo foco para bloquear distrações e o PowerPoint tem um ambiente imersivo. Tal como o Zoom, o Teams tira partido da funcionalidade Persona para trocar o utilizador por um avatar virtual. Todas as apps da Microsoft são também alimentadas por Copilot, o sistema de IA que ajuda os utilizadores a navegar pelas opções.
8 – Apple Arcade (Gaming)
Como seria de esperar, a plataforma de jogos da Apple também uma aplicação otimizada para o headset. OS jogadores podem optar por jogar num ambiente em redor ou utilizar os jogos compatíveis num ecrã panorâmico, projetado à frente dos seus olhos. A Apple destaca que o Vision Pro é compatível com os comandos PlayStation DualSense e o da Xbox Series X|S. São mais de 250 jogos no serviço que podem ser acedidos no headset, incluindo NBA 2K24 Arcade Edition, Sonic Dream Team e TMNT Splintered Fate. Jetpack Joyride e Fruit Ninja são alguns dos jogos atualizados para a experiência no headset.
9 - Hold the World (Conhecimento)
Para Hold the World, foram desenhadas novas experiências para tirar partido da computação espacial do Vision Pro. Os utilizadores do headset vão poder explorar o Museu de História Natural em Londres, acompanhados de descrições narradas por Sir David Attenborough. Vai poder interagir com espécies raras da sua conhecida coleção e ter uma experiência com objetos de grande valor, que ganham vida nas mãos dos utilizadores.
10 – Voyager (viagens)
A aplicação Voyager é mais um exemplo de como transformar a informação em conteúdos imersivos. Neste caso, a aplicação do Vision Pro permite aos fãs da aviação entrarem num ambiente em tempo real, trazendo os aeroportos à vida, totalmente tridimensionais, permitindo vê-los de qualquer Ângulo. Poderá ver os mapas 3D projetados no ecrã, com a posição do avião segundo as coordenadas da torre de controlo de tráfego aéreo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários