Quase dois anos depois do início da pandemia, muitos trabalhadores continuam a exercer as suas funções em casa. A continuação no aumento de casos durante a nova vaga pandémica reforça a necessidade de adotar medidas para melhorar o trabalho remoto. E a pergunta que deve fazer é: já se adaptou a esta nova realidade?
É provável que tenha atualizado um computador ou outro acessório essencial para desempenhar o seu trabalho. Mas existem outras ideias que pode explorar, sobretudo ao nível de conforto, mas também de saúde. Aquilo que seriam as soluções temporárias, até que a pandemia acabasse, devem agora ser encaradas como mais permanentes, uma vez que muitas das empresas começam a adaptar-se para uma visão de trabalho híbrido pós-pandemia.
Por isso, mesmo que regresse ao trabalho, é possível que o teletrabalho não seja totalmente descartado. Ter um espaço em casa com todas as ferramentas é essencial para uma maior produtividade no trabalho.
O SAPO TEK reuniu algumas sugestões de equipamentos tecnológicos que poderão fazer toda a diferença no conforto. Os produtos são exemplos de categorias que pode explorar, mediante as necessidades e valores que esteja disponível a pagar.
Veja na galeria 10 produtos essenciais para o teletrabalho:
1 – Base elevatória para secretária – Fitueyes – 139,99 euros (médio) – Amazon
A possibilidade de poder alternar entre trabalhar em pé ou sentado é muito importante, para aliviar dores nas costas ou pernas. A aquisição de uma secretária elevatória poderá ser o pensamento mais lógico, mas essa solução pode significar um investimento de algumas centenas de euros. A Fitueyes tem uma solução bem mais em conta: uma base elevatória para colocar em cima da secretária, que cumpre o mesmo efeito.
Ou seja, imagine um upgrade à sua secretária com uma base em que pode colocar um computador portátil e dois monitores adicionais, por exemplo. Esta base levanta até mais 50 cm a disposição dos equipamentos para quando deseja trabalhar em pé. Se preferir sentar-se, esta recolhe-se através de um elevador a gás, bastando carregar numa manivela. Este é referido como resistente até 15 quilos, numa superfície resistente a água e com facilidade de limpeza. A secretária pode ser comprada em três diferentes tamanhos, para o caso de necessitar apenas de um monitor adicional, por exemplo. O produto listado é o médio.
2 – Cadeira ergonómica de escritório – Sihoo – 239,99 euros – Amazon
Se é para estar sentado durante várias horas, certifique-se que a cadeira que utiliza é confortável. As cadeiras de gaming costumam ser um exemplo dos modelos que deve procurar, porque tal como para o trabalho, foram concebidas para jogadores que passam muitas horas frente ao computador. No entanto, além de serem mais caras, as cadeiras de gaming têm designs muitas vezes demasiado coloridos ou com luzes LED. Em alternativa, existem cadeiras de escritório mais sóbrias e atraentes, como o caso desta proposta da Sihoo.
A cadeira aguenta um peso de até 150 quilos, tem ajuste de elevação a gás. Além de poder regular a altura das bases para os braços, também pode definir a posição da sua almofada interior lombar na vertical através de um regulador. A parte da cabeça também é ajustável para um encosto mais confortável. E se precisar repousar um pouco, pode inclinar a cadeira até 120º para trás.
3 – Base de refrigeração portátil – Ewent – 29,90 euros – PC Diga
Ao passar diversas horas a trabalhar com o portátil é natural que este comece a aquecer, ou simplesmente a fazer mais barulho das suas ventoinhas quando está em maior atividade. A opção é utilizar uma base para o portátil que ajude a mantê-lo mais refrescado. Até porque uma base também permite utilizar o computador no colo, quando está no sofá, por exemplo, sem o desconforto deste projetar o ar quente para as pernas.
A proposta da Ewent permite usar portáteis até 17 polegadas e tem cinco ventoinhas descritas como silenciosas. O seu bloco de refrigeração é alimentado por USB, dispensando a necessidade de puxar cabos da tomada para o equipamento. Tem ainda duas portas USB, transformando-se também num mini hub, caso necessite ligar outro periférico.
4 - Candeeiro inteligente de secretária – Xiaomi Mi Smart Lamp Pro – 69,99 euros - Worten
Ter uma iluminação correta na área de trabalho é uma das prioridades de bem-estar que deve ter em conta. Se possível, trabalhar num local com muita iluminação natural, mas caso não consiga, deve optar por um candeeiro. A Xiaomi oferece o modelo Mi Smart Lamp Pro, um candeeiro de secretária inteligente
O candeeiro tem um LED capaz de iluminar até 1,2 metros, por isso, deve apanhar a totalidade das secretárias comuns. Pode ajustar o seu ângulo mediante as necessidades, seja a estar no computador ou a ler documentos, por exemplo, graças aos seus 700 lumens de brilho. Também tem a certificação alemã TÜV Rheinland de proteção de luz azul contra os olhos. Também tem sistema de otimização para a intermitência de eventuais falhas. E sendo um candeeiro inteligente, pode usar a app para controlar remotamente a sua intensidade. Também pode configurar o assistente inteligente Google Assistant, Alexa e Apple HomeKit para comandos de voz, incluindo desligar ou ligar, mudar a temperatura da cor ou o seu brilho.
5 – Monitor ultrawide – LG Gam 29 polegadas – 229,99 euros – Rádio Popular
Outra preocupação que deve ter no momento em que planeia o seu espaço é perceber se lhe basta um portátil, ou se precisa de ter um ou dois ecrãs adicionais. Os monitores com ecrãs ultrawide são cada vez mais apetecíveis pela sua gigantesca área de trabalho. Apesar de no gaming estes monitores pretenderem oferecer experiências mais imersivas, a produtividade tem muito a ganhar com mais área.
Em primeiro dispensa a necessidade de dois monitores adicionais e permite espalhar as aplicações que necessita, evitando a comutação de apps. Numa videoconferência, por exemplo, pode ver mais participantes na mesma janela, por exemplo. Pode trabalhar um documento numa janela e estar a assistir a uma conferência em outra parte do ecrã.
Esta proposta da LG tem um ecrã de 29 polegadas, com um rácio de imagem de 21:9 e uma resolução de 2560x1080. É compatível com a tecnologia HDR10 e o ecrã IPS é 99% compatível SRGB na precisão de cores. Conta ainda com a tecnologia AMD Radeon FreeSync direcionado aos gaming.
6 – Headset para videoconferências – Microsoft LifeChat LX-3000 – 29,90 euros – PC Diga
Existem dezenas de auscultadores, com diferentes preços, direcionados ao gaming que poderia ter em conta para melhorar o seu setup de trabalho. E é possível que já tenha algum em casa. Mas serão mesmo confortáveis durante o dia de trabalho? A Microsoft tem uma proposta muito em conta para quem procura sobretudo uma solução par reuniões em teleconferência ou chamadas privadas pela internet.
O headset Microsoft LifeChat LX-3000 apresenta som estéreo, permitindo ouvir música, por exemplo, ou mesmo nos momentos descontraídos ver um filme sem ter de trocar de auscultadores. O sistema é descrito como capaz de cancelar o ruído quando deteta automaticamente a voz do utilizador. Quer também destacar-se pelo seu conforto, através de um revestimento acolchoado na zona dos ouvidos, para quem necessita de estar várias horas com o sistema posto.
7 – Garrafa inteligente – Prozis Pura – 49,99 euros – Prozis
Beber muita água ao longo do dia é algo que deve ter sempre em conta, não só durante o período do trabalho como qualquer hora e dia da semana. Mas sobretudo durante o trabalho é muito fácil esquecer de dar um gole e é aqui que entra a garrafa inteligente Pura da Prozis. Por ser construída em aço inoxidável com isolamento a vácuo, a marca diz que consegue manter as bebidas frias por 24 horas, ou no caso das quentes, por 12 horas. Por isso, seja para manter a água fresca ou o chá e café sempre quentinho e ao lado na secretária já é um ponto interessante deste tipo de propostas.
Mas o que distingue esta proposta de outras garrafas térmicas é o seu sistema eletrónico da tampa inteligente. A cada duas horas vai receber um sinal sonoro e cores a piscar para avisar quando deve beber um gole. O seu ecrã digital LCD mostra a temperatura da bebida, acompanhado de um aro colorido indicador: verde quando tem bebida fresca, laranja quando são quentes. E ainda tem um anel de cor vermelha a alertar os utilizadores quando a bebida está demasiado quente para beber. Para consultar a informação, basta tocar na tampa.
8 - Portátil Acer Chromebook Spin 513 – 479,99 euros – FNAC
As principais fabricantes de Chromebooks já estão a lançar oficialmente m Portugal novos modelos. Tratam-se de computadores direcionados sobretudo a profissionais em mobilidade ou para o ensino. E podem ser uma boa opção para quem precisa de trocar de máquina de trabalho sem fazer um grande investimento. Existem modelos para todas as necessidades e orçamentos, como o Chromebook Spin 513 da Acer.
Este modelo apresenta um processador Snapdragon SC7180 Octa Core da Qualcomm, 8 GB de RAM e um GPU Adreno 618. Tem um sistema de armazenamento interno rápido, um eMMC de 64 GB e o seu ecrã é de 13,3 polegadas. Sendo a versão Spin da marca, significa que pode rodar o ecrã até 360 graus, permitindo utilizá-lo como um tablet ou em forma de tenda, para quando necessita de mostrar trabalhos a colegas.
9 – Webcam videoconferências Logitech HD Pro Webcam C920 2.0 – 110,80 euros – PC Components
As webcams externas são periféricos que, por norma, são excluídos dos investimentos, uma vez que os portáteis já vêm equipados. Mas a sua qualidade é muitas vezes negligenciada pelas fabricantes de computadores, resultando em pouca flexibilidade de ângulo e claro, qualidade de imagem em geral. Por isso, para que possa apresentar uma melhor qualidade de imagem, nada como investir numa câmara externa, que permita colocá-la no ângulo ou posição que necessite.
Existem muitas propostas no mercado, até porque a maioria são direcionados aos streamers e criadores de conteúdo para as redes sociais. Estas conseguem captar em resoluções elevadas e framerates aceitáveis. Um dos modelos mais escolhidos é a Logitech C920, com uma resolução de 1080p e compressão em H.264. Tem um sistema de correção automático para locais pouco iluminados e microfones integrados com redução de ruído.
10 – Máquina de café Krups Nespresso Inissia – 114,99 euros – FNAC
É possível que já tenha uma máquina de café na cozinha, mas já pensou em adicionar ao seu setup de teletrabalho uma só para si. É certo que ir à cozinha tirar um café é uma oportunidade para fazer uma pausa, mas nem sempre é possível sair de frente do ecrã. E com uma máquina bem ao lado, é só esticar o braço para tirar uma “bica”.
A Krups Nespresso Inissia é um dos modelos da conhecida marca, que na altura de pesquisa e publicação deste especial estava com uma promoção “imperdível” na FNAC, por 39,99 euros até ao fim de janeiro. A máquina é compatível com as cápsulas da Nespresso e tem uma capacidade de reservatório de 0,7 litros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários