É um dos grandes eventos tecnológicos do ano. O Mobile World Congress abre portas na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, e estende-se até ao dia 25. A festa já está a ser preparada por algumas marcas que estão a ‘provocar’ os consumidores com a partilha de informações sobre os seus futuros equipamentos.

A Microsoft e a LG já apresentaram inclusive dispositivos que deverão estar em destaque no MWC 2016. No caso da empresa responsável pelo Windows a aposta recai sobre o Lumia 650, não sendo certo que venham a ser apresentados outros dispositivos Lumia. Já a LG partilhou várias informações sobre a sua nova gama, os X Series.

E se há quem levante o véu por completo a alguns equipamentos, outras empresas vivem da expectativa e do nível de procura que incutem aos consumidores. A Samsung é talvez o melhor exemplo deste trabalho de marketing, mas não é o único.

Quando falta menos de uma semana para algumas das grandes revelações - no sábado e domingo já estão previstos anúncios importantes -, o TeK fez uma pesquisa para perceber quais os smartphones mais esperados e quais os que podem estar em destaque na feira.

Certezas, certezas só existirão quando os dispositivos forem revelados oficialmente. Até lá pode usar esta galeria como um indicador sobre o MWC 2016.

Além das marcas referidas é de esperar que outros nomes conhecidos façam as suas revelações no segmento dos smartphones como a Asus, a Alcatel One Touch e a Acer. Uma presença que já está 'riscada' é a da BlackBerry, ainda que os rumores digam que a tecnológica tem um novo dispositivo para revelar em breve.

As expectativas mostram que os smartphones deverão continuar a dominar na feira tecnológica que decorre em Barcelona, Espanha. E o restante mercado não ajuda.

Os tablets têm tido uma quebra acentuada nas vendas, fruto de um menor interesse e de um menor ciclo de renovação por parte dos clientes. Os wearables não têm vendido como muitos esperavam e os preços médios continuam elevados. Mas deverão surgir na mesma anúncios relevantes nestes segmentos.

Outra área que deverá estar em destaque é a realidade virtual. Nos últimos meses têm surgido várias propostas de dispositivos que usam smartphones como principal elemento da experiência imersiva. Os Google Cardboard e os Gear VR são os exemplos mais conhecidos, mas a feira em Barcelona deverá significar a afirmação de outras propostas.