Uma semana depois de ter deixado uma “indireta” a Tim Cook, o CEO da Apple, de que queria ver o iPhone a ser fabricado nos Estados Unidos, Donald Trump passou à “direta” e avisa que caso não mude a produção para o país, será aplicada uma taxa de pelo menos 25% por cada modelo vendido. O aviso foi deixado na rede social Truth de Donald Trump.

Já tinha informado Tim Cook da Apple há bastante tempo que esperava que os iPhones que fossem vendidos nos Estados Unidos da América que fossem fabricados e montados nos Estados Unidos, não na Índia ou qualquer outro lugar”. E com isto aponta que se não for o caso que as tarifas vão entrar em vigor.

Donald Trump Truth
Donald Trump Truth

A reação de Trump surge numa altura em que o governo indiano aprovou a construção de uma nova fábrica de semicondutores, num consórcio entre o Grupo HCL e Foxconn, num investimento de 435 milhões de euros, apontou a Routers. A Foxconn é uma das empresas que fabrica os smartphones da Apple.

Quando Donald Trump anunciou as tarifas às exportações de tecnologia, sobretudo pesadas para a China, uma das ações da Apple foi aumentar o stock dos smartphones nos Estados Unidos, fazendo uma enorme movimentação de inventário. Em março foi transportado da Índia um stock de iPhones avaliado em 2 mil milhões de dólares, fabricados na Foxconn e Tata.

Donald Trump quer que a Apple fabrique o iPhone nos Estados Unidos
Donald Trump quer que a Apple fabrique o iPhone nos Estados Unidos
Ver artigo

Considerando o aumento de 40% das taxas à China (atualmente em pausa), a Apple também decidiu aumentar a produção dos equipamentos na Índia, que teve uma taxa de 26% e deixar de estar dependente de Pequim. Esta estratégia não foi bem vista por Donald Trump.

Na semana passada, Trump disse que tinha tido “um pequeno problema” com Tim Cook por usar as fábricas da Índia para produzir os iPhones para vender nos Estados Unidos. No seu jeito próprio de citar as conversas que tem, Trump disse “Tim, és meu amigo, nós tratamos-te muito bem. Conseguiste 500 mil milhões de dólares, mas agora oiço dizer que estás a construir por toda a Índia. Não quero que construas na Índia. Podes construir na Índia se queres tomar conta do país, porque é uma das nações do mundo com as maiores tarifas”.

Os 500 mil milhões de dólares que Trump refere foram fundos que Apple prometeu em fevereiro para investir nos Estados Unidos durante quatro anos, cobrindo várias áreas, da investigação à formação, passando pela inteligência artificial e capacidade de produção de chips.

investimento inclui a contratação de 20 mil novos colaboradores neste período. Está prevista a construção de uma fábrica de servidores em Houston, que deverá ser inaugurada já no próximo ano, e que vai ter um papel central no suporte à Apple Intelligence e às atividades da empresa na área da computação em cloud.

Independentemente da decisão da Apple, esta nunca será fácil. Por um lado, arrisca-se a ver o preço do iPhone a aumentar nos Estados Unidos em 25%. Por outro, o cancelamento dos compromissos que já tem com a Índia pode significar valores avultados para a marca da maçã. E nem o tal investimento que a Apple anunciou que ia fazer em casa parece não ser o suficiente.