![Sugestão TeK: Tecnologia, o outro lado do festival de música SXSW](/assets/img/blank.png)
Austin, no Texas, recebe por esta altura do ano um dos mais populares festivais de música independente, o South by Southwest (SXSW), mas nem tudo o que por lá passa é música. Ainda antes das bandas começarem a subir ao palco, há espaço à apresentação de novidades na área da tecnologia.
Mais conhecido pela vertente musical, o festival, que decorre entre 9 e 18 de março, conta também com as secções filmes e interatividade, sendo que a mostra de novidade no âmbito desta última teve início logo dia 9.
O número de startups que aproveita o festival para mostrar serviços serve, para além de ficarmos a conhecer novas propostas, para perceber algumas das tendências, nomeadamente em matéria de aplicações móveis - um mercado que costuma estar aqui fortemente representado.
Se em 2010, o cenário foi dominado pelas aplicações móveis suportadas na geolocalização, com nomes como o Foursquare e o Gowalla a sobressaírem e o ano passado foi a vez dos serviços para troca de mensagens em grupo, como o GroupMe e o Beluga, a edição de 2012 deverá ser marcada por aquilo a que os especialistas chamam "ambiente location" e "social discovery". No fundo, soluções que promovem o encontro entre utilizadores que se encontram geograficamente próximos, procurando pontos comuns de interesse e sugerindo a interação entre eles.
Estas aplicações recorrem aos tradicionais mecanismos de localização geográfica e emitem alertas quando um contacto do utilizador se encontra nas suas imediações ou quando o mesmo acontece com estranhos com os quais tenham assinalado interesses em comum.
Em muitos dos casos, são serviços que oferecem integração com outras redes sociais, já implantadas no mercado, como o Facebook.
A novidade que parece estar a reunir maior consenso é o Highlight, uma rede social que deteta outros membros do serviço no mesmo espaço e destaca os pontos que têm em comum com o utilizador, tais como filmes e programas de televisão preferidos, bandas ou amigos em comum.
A aplicação, apenas disponível para iPhone, conta ainda com uma funcionalidade de troca simplificada de mensagens instantâneas entre os utilizadores que estejam nas imediações e tenham interesses e amigos em comum, que se apresenta como uma espécie de ferramenta concebida para "meter conversa".
[caption][/caption]
Embora o serviço seja desaconselhado aos muito ciosos da sua privacidade, conta com algumas medidas para assegurar, por exemplo, que é dada ao utilizador a possibilidade de aparecer ou não nas notificações de qualquer membro do serviço nas imediações ou apenas ser recomendado a amigos de amigos.
[caption][/caption]
Apontado como o concorrente direto do Highlight na edição deste ano do SXSW, está também a entusiasmar os presentes o Glancee, este disponível para Android e iOS.
O conceito e funcionalidades são em tudo semelhantes, apresentando apenas algumas diferenças ao nível do interface - que talvez justifiquem a preferência pelo congénere.
Com finalidades semelhantes, mas com menos exposição mediática, foram ainda apresentadas soluções como Banjo ou o Gauss, e a versão renovada do Sonar, que agora também está disponível para Android e surge logo abaixo do Glancee na tabela de "popularidade" do SXSW.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
[caption][/caption]
O Kismet também identifica utilizadores nas imediações com interesses em comum, mas acrescenta a esta característica a possibilidade de o utilizador partilhar a sua localização no Foursquare e ainda a de criar eventos destinados a encontrar pessoas com os mesmos interesses nos locais aos quais se dirige. Está disponível apenas para iOS.
Em matéria de funcionalidades destinadas a promover encontros e socialização, está também a destacar-se o Uberlife, que aproveitou o SXSW para lançar oficialmente a sua aplicação para iPhone. O serviço permite criar eventos em locais onde o utilizador se dirija e partilhá-los com as suas redes de contactos.
Outra das novidades a gerar burburinho foi (finalmente!) a confirmação de uma versão do Instagram para Android.
A Aplicação para edição e partilha de fotografias no iPhone ficará disponível para dispositivos com o sistema operativo móvel da Google "muito em breve", prometeram os fundadores da empresa, numa altura em que o Instagram já conta com 27 milhões de utilizadores registados na plataforma compatível com iOS.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários