É um utilizador ávido do Twitter e quer tornar as suas publicações com fotografias mais acessíveis às pessoas com dificuldades ou deficiências visuais? A rede social liderada por Jack Dorsey disponibiliza a possibilidade de adicionar legendas alternativas às imagens que publica.

As legendas podem ser lidas por aplicações como a Voice Over, para iOS, ou a TalkBack, em Android, e permitem dar aos utilizadores em questão uma descrição simples daquilo que se está a passar e do contexto associado a uma imagem.

Existem alguns aspetos a que deve prestar atenção ao escrever uma legenda. No seu Help Center, o Twitter relembra que, embora haja um limite de 1.000 carateres, é recomendável manter as descrições concisas e focar-se nos aspetos mais importantes da imagem.

Além disso, ao contrário do Instagram, cuja funcionalidade de legendas alternativas já explicamos num How to TEK anterior, não é possível adicionar descrições a fotografias que já foram publicadas.

Clique na galaria para saber como adicionar uma legenda alternativa às fotos do Twitter

Siga estes passos se está a usar a versão mobile do Twitter:

1 – Abra a aplicação do Twitter e clique no botão de compor Tweets.

2 – Selecione o ícone com o símbolo de uma imagem e escolha a foto que deseja publicar.

3 – Uma vez selecionada a imagem, clique no botão “+ALT” para adicionar uma legenda alternativa.

4 – Escreva a uma descrição da imagem. Quando terminar, selecione a opção “Concluído” para voltar à preparação do Tweet.

Prefere usar a versão web da rede social? Confira os seguintes passos:

1 – Abra a sua conta do Twitter e, depois de clicar em “Tweetar”, escolha o ícone com o símbolo de uma imagem.

2 – Após ter escolhido a foto que deseja publicar, clique em “Adicionar uma descrição”.

3 - Escreva a legenda alternativa para a foto e, quando terminar, clique em “Salvar”. Pode continuar a preparar a publicação.

O How To TeK é uma rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.