É fácil entusiasmar-nos a fazer “swipe” a ver vídeos nas redes sociais ou a assistir a conteúdos no YouTube. Mesmo as plataformas de streaming, como a Netflix ou Disney+ são ótimas companhias durante os momentos mais tranquilos das férias. O problema é que quando não está ligado a uma rede Wi-Fi, vai drenar rapidamente o plafond do saldo da conta de comunicações e se não estiver atento vai apanhar um susto na fatura de pagamento.
Segundo dados da Anacom, citados pela especialista de comparação Selectra, o preço das telecomunicações registou uma descida de 0,4% em junho, referente a maio, mas subiu 3,9% quando comparado com o mesmo período homólogo do ano passado. E Portugal é o terceiro país da União Europeia com a internet móvel mais cara, estando 23% acima da média europeia.
O comparador cita ainda a DataReportal, de que os utilizadores portugueses permanecem diariamente uma média de 7h37 horas ligados à internet. Três horas e 41 minutos dos quais são acedidos através do telemóvel. Numa sondagem recente, 10% dos leitores do SAPO TEK assumiam que nunca desligavam a internet e 18% passa mais que 7 horas conectado. A Selectra aponta que, no estudo da DataReportal, 95,4% dos utilizadores de internet em Portugal se ligam a partir dos smartphones.
A Selectra conclui que serviços como a Netflix e Amazon Prime podem “drenar” 3 GB por hora em qualidade HD e no caso da música, o Spotify consome 700 MB em áudio de qualidade alta no mesmo período. As redes sociais, com um feed sempre carregado de fotos e vídeos, consegue gastar perto de 100 MB em apenas 10 minutos, ou seja, 600 MB por hora.
É assim imperativo que tenha um maior controlo no gasto dos dados do plafond mensal. Até porque as novas regras impedem as operadoras de telecomunicações de oferecer pacotes de comunicação Zero-rating, aquelas que apresentavam dados adicionais para determinadas aplicações que consomem mais dados, mas que violavam a neutralidade da rede.
Mesmo a pensar nos gastos adicionais dos clientes, as operadoras têm campanhas de verão em que oferecem dados ilimitados de forma temporária. A MEO, por exemplo, dá 15 dias à escolha dos clientes durante as semanas do verão. Medida que pode ajudar na quinzena de férias de verão, mas ainda assim é temporário. A Vodafone tem uma proposta semelhante.
Conheça algumas dicas para poupar ou controlar os dados do plafond mensal:
1 - Utilize sempre uma rede Wi-fi quando está disponível.
Apesar de darmos como garantido que o equipamento se conecte em casa, nem sempre nos lembramos de procurar a disponibilidade de rede gratuita, seja num restaurante, num centro comercial ou mesmo em espaços públicos através das redes dos municípios. Poderá dessa forma “abusar” da rede e ver vídeos ou outros consumos sem a preocupação de gastar dados do seu plafond. Mas não se esqueça de tomar as devidas precauções quando está numa rede pública.
2 - Atenção às atualizações, downloads automáticos e sincronizações
Por norma, as aplicações, jogos e até serviços de streaming detetam quando está ligado a uma rede Wi-Fi ou a gastar dados do operador. E quando há um download de grandes dimensões costumam avisar o utilizador. Mas nunca é demais estar atento e desativar as atualizações e downloads automáticos para evitar surpresas.
3 - Ative o modo de Poupança de Dados
É possível ativar no smartphone o sistema de poupança de dados, permitindo que a maior parte das aplicações e serviços apenas gerem dados em segundo plano quando apenas está ligado a uma rede Wi-Fi. Esta até poderá ser uma medida que deve ter no dia-a-dia para diminuir o tráfego desnecessário. Para ativar a funcionalidade entre em Definições, entre em Utilização de Dados e em baixo verifique que a opção “Poupança de Dados” se encontra ativada. A Selectra diz que se pode poupar 10 a 30% de dados com este modo.
4 - Uma palavra poupa mais que um Gif
A internet é um mundo de relações sociais, seja em grupos de amigos ou entre familiares. E os gifs, muitos relativos a memes, fazem parte da nossa forma de estar para reagir ao que se diz. Mas abusar pode aumentar um pouco mais o gasto do plafond. Se tiver apenas algo a dizer em texto, envie uma mensagem de SMS, do que através de aplicações com dados móveis. A especialista diz que se pode poupar 3 MB por 10 minutos nas mensagens enviadas por texto.
5 - Pode instalar versões mais leves das aplicações
Pode não ser a melhor experiência visual e de navegação, mas algumas das populares aplicações têm versões mais leves. Estas foram otimizadas sobretudo para smartphones mais modestos dentro do programa Android Go, para serem mais leves mediante as baixas configurações de memória, mas ao mesmo tempo geram menos tráfego. Facebook, Messenger, Gmail ou o Chrome são algumas das aplicações com versões light disponíveis. É possível poupar cerca de 70% dos dados que consome, segundo a Selectra.
6 - Desligue os dados móveis quando não estiver a usar
É provável que não seja bombardeado com notificações das aplicações quando está na rua, mas pode ser um bom hábito desligar os dados móveis quando não os está a utilizar. A Selectra afirma que se pode poupar cerca de 2 MB por dia. Pode não ser muito, mas a boa prática de desligar os dados pode evitar downloads ou atualizações inesperadas, caso não desativado os mesmos.
O How To TeK é a rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.
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