O Instagram lançou o IGTV em junho de 2018 e desde então que a rede social tem apostado em várias formas de facilitar a vida dos utilizadores. Neste How to Tek mostramos-lhe, através do exemplo da conta de Instagram do SAPO TeK, como organizar os vídeos por temas neste recurso da aplicação com a funcionalidade "séries".

O IGTV foi apresentado como uma aplicação onde os utilizadores podiam encontrar uma seleção de vídeos mais longos produzidos por criadores de conteúdo, com uma duração máxima de uma hora, curados por equipas da própria empresa. Atualmente, para além da app própria, o IGTV integra a aplicação do Instagram, e permite que qualquer pessoa publique vídeos com uma duração superior a 1 minuto através da app.

Caso tenha muitos vídeos no IGTV e queira agrupá-los por temas, o Instagram tem uma secção dedicada para si. Através da opção séries, tanto os seguidores como quem gere a própria conta, conseguem ter um acesso mais rápido a vídeos específicos. Para isso, basta criar séries e colocar os vídeos em “caixinhas”.

Veja na fotogaleria como o fazer:

Siga estes passos:

1 - Selecione o vídeo da galeria que quer publicar no IGTV

2 - Escolha a opção "Vídeo comprido"

3 - Selecione a capa do vídeo, ou seja, a imagem que aparece no feed, enquanto o vídeo não carrega

4 - Clique em “Série do IGTV” para integrar o vídeo numa série

5 - Caso queira criar uma série nova clique em "Nova série"

6 - Escolha o nome da série. Preencher a descrição é opcional

7 - Selecione a série que criou para integrar o vídeo

8 - Publique o vídeo

Este foi o resultado final da publicação na conta de Instagram do SAPO TeK.

tek instagram

Caso queira agrupar os vídeos que já estão publicados no IGTV, mas que não colocou em séries, também o pode fazer. Para isso, tem de ir às definições do vídeo e escolher a série que quer adicionar. No final, clique em concluído.

Confira os passos:

1 – Selecione o vídeo publicado no IGTV e clique nas definições

2 - Escolha a opção “Editar”

3  – Clique em “Adicionar à série”

4 – Escolha a série a que pretende integrar o vídeo

5 – A série foi adicionada

Se se arrepender pode sempre remover um vídeo de uma série e editar. Basta ir às definições do vídeo e escolher a opção "remover da série".

A verdade é que caso tenha muitos vídeos no IGTV na sua conta de Instagram esta ferramenta pode ser bastante útil para organizar conteúdos, já que os seguidores podem explorar os temas de cada vídeo através dessa funcionalidade. Para isso, basta irem à secção do IGTV, surgindo logo no início as séries disponíveis. Veja como surge na conta do SAPO TeK.

IGTV do SAPO TeK

O How To TeK é uma nova rubrica do SAPO TeK que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.