Este ano, o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade ficou marcado pelo contexto da pandemia de COVID-19. Numa altura em que a crise forçou muitos a mudar os seus hábitos para o mundo digital, torna-se ainda mais importante garantir o fácil acesso às plataformas online.

Para assinalar a data, a Google anunciou a chegada de uma aplicação e de atualizações a funcionalidades especialmente direcionadas para pessoas com deficiências auditivas, cognitivas e motoras ou com mais dificuldades em utilizar tecnologias.

Para alguns utilizadores é difícil lembrar-se de todos os passos necessários para aceder a uma determinada funcionalidade no smartphone ou tablet. No caso das pessoas com deficiências que dificultam os movimentos, a tarefa torna-se ainda mais complicada. Através da Action Blocks, os utilizadores podem criar botões personalizados que lhes dão acesso direto às funções que mais precisam.

É possível criar um Action Block para qualquer tipo de tarefa que o Google Assistent possa realizar, como, por exemplo, fazer chamadas, enviar SMS ou controlar equipamentos inteligentes em casa. A aplicação é compatível com dispositivos com um sistema operativo Android a partir da versão 5.0 e está disponível gratuitamente na Play Store.

Atualização do Google Docs vai ajudar invisuais a acompanharem edições nos documentos em tempo real
Atualização do Google Docs vai ajudar invisuais a acompanharem edições nos documentos em tempo real
Ver artigo

A pensar nas pessoas surdas ou com dificuldades na audição, a Google também fez atualizações ao Live Transcribe e ao Sound Amplifier. A empresa explica que a primeira ferramenta conta agora com suporte a mais línguas e com funcionalidades como a possibilidade de configurar o smartphone para vibrar sempre o nome do utilizador é dito. Já o Sound Amplifier funciona agora através de auscultadores Bluetooth.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.