Depois de vários meses de desenvolvimentos e testes, a aplicação que pretende ajudar a rastrear os contactos de risco da COVID-19 já está disponível de forma alargada para os utilizadores portugueses. A STAYAWAY COVID chegou primeiro à loja de aplicações da Google Play, para smartphones Android, e depois à App Store da Apple, para instalação no iPhone.

Para esta semana está marcada a apresentação oficial da aplicação desenvolvida pelo INESC TEC com o ISPUP para a DGS / Ministério da Saúde, mas desde que a app chegou à loja de aplicações de Android já foram feitos mais de 50 mil dowloads, e há mais de 390 comentários sobre a aplicação, que tem um nível de avaliação de 4,7 estrelas, uma apreciação muito positiva.

STAYAWAY COVID: Como funciona a app de rastreamento de contactos da COVID-19?
STAYAWAY COVID: Como funciona a app de rastreamento de contactos da COVID-19?
Ver artigo

Na App Store da Apple o número de comentários é menos, são só 90, e não é possível perceber o número de downloads, mas a avaliação é também positiva, de 4,7 estrelas em 5.

Apesar da polémica que tem envolvido o desenvolvimento da aplicação, e das cíticas que foram feitas às questões relacionadas com a privacidade, esta avaliação positiva está em linha com a que foi recebida durante a fase de testes, na qual o SAPO TEK também participou.

Segundo os dados partilhados pelos responsáveis da aplicação STAYAWAY COVID, o teste piloto contou com 1.212 pessoas nas versões Android e iOS, de entre os mais de 10 utilizadores que foram convidados a participar, no âmbito do projeto Diários de uma Pandemia e entre os colaboradores do INESC TEC.

Teste piloto da STAYAWAY COVID com avaliação positiva

"O teste piloto do sistema STAYAWAY COVID foi acompanhado por uma avaliação da experiência de utilização da aplicação móvel através de um questionário enviado aos participantes no dia 29 de julho", pode ler-se num email enviado aos utilizadores que participaram na experiência.

"O nível de satisfação dos participantes com a aplicação revelou-se elevado com 12% muito satisfeitos, 23% bastante satisfeitos, 56% satisfeitos e 8% pouco satisfeitos e apenas 1% insatisfeitos", refere a mesma fonte, que indica ainda que 95% dos participantes revelam que provavelmente continuarão a utilizar a aplicação STAYAWAY COVID e 87% que recomendam a aplicação a amigos.

A adesão ao teste piloto foi de 12%, em linha com os países europeus com um sistema digital de rastreio da COVID-19 em produção, cuja média é de 9%, e os primeiros números de downloads, em poucos dias, mostram também uma adesão positiva à aplicação.

Através do inquérito realizado na fase piloto, foi ainda possível perceber que a grande maioria dos participantes do piloto (70%) revelou que manteve inalterados os seus comportamentos de distanciamento social depois da instalação da aplicação.

Da análise de dados os participantes revelaram uma alta expectativa no STAYAWAY COVID (52%), tendo a sua instalação sido fácil em 87% dos casos. Mais de metade dos participantes no estudo (59%) consideraram que a informação disponibilizada é precisa, consultando-a pelo menos 1 vez por dia (59%), sendo que uma grande maioria (78%) considera as funcionalidades suficientes para este tipo de aplicações.

STAYAWAY COVID infografia

Na maioria dos casos (62%), e de acordo com a perceção dos participantes no piloto, a instalação da aplicação não trouxe alterações ao funcionamento dos telemóveis.

A aplicação STAYAWAY COVID está disponível para download gratuito nas lojas de aplicações da Apple e da Google, e pode seguir os links de instalação :

Download da aplicação STAYAWAY COVID para iPhone

Download da aplicação STAYAWAY COVID para Android

Veja as imagens oficiais da aplicação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.