A Apple continua a lidar com ações judiciais relacionadas com o seu smartwatch Apple Watch, nomeadamente as aplicações de saúde. Recentemente foi obrigada a retirar ferramentas de monitorização de pressão sanguínea dos modelos Watch Series 9 e Ultra 2 por infração de patentes, depois de ter perdido uma ação em tribunal. Mas agora ganhou uma acusação da startup AliveCor por questões de monopólio, desta vez relacionado com apps de monitorização de ritmo cardíaco.

Um juiz federal dispensou a ação colocada pela AliveCor, acusando a empresa da maçã de monopolizar ilegalmente o mercado das apps de monitorização de ritmo cardíaco nos Estados Unidos nos seus smartwatchs. O juiz Jeffrey White, do tribunal de Oakland, na Califórnia, não considera que a Apple tenha agido de forma monopolista contra a app de deteção de batimentos cardíacos irregulares. Os motivos da decisão foram mantidos em sigilo devido a termos de confidencialidade.

A startup já reagiu à decisão, afirmando estar desapontada e não concorda com o veredito do juiz e diz ter planos para apelar. Acusa ainda a Apple de aproximação para colaboração no desenvolvimento da tecnologia que estava a criar para o Apple Watch, e depois copiar as ideias, procedendo a uma “campanha para afunilar o mercado de sistemas de análise do ritmo cardíaco”.

A AliveCor acusa ainda a Apple de atualizar o algoritmo de análise de batimento cardíaco para que empresas externas não consigam identificar os batimentos irregulares e oferecer apps competitivas. A empresa criou o KardiaBand, uma pulseira para o Apple Watch capaz de registar uma eletrocardiograma, mas que a sua aplicação Kardia também é utilizada para fazer leituras diretas no smartwatch da Apple. Outra aplicação que criou chama-se SmartRhythm e utiliza inteligência artificial na análise do ritmo cardíaco.

Do lado da Apple, um porta-voz da empresa disse que a ação legal desafiou a possibilidade de a fabricante fazer melhoramentos no Apple Watch, do qual utilizadores e developers dependem. Em declarações à Reuters, a empresa diz que este resultado confirma que não monopoliza o mercado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.