As redes sociais do Facebook mudaram muitos aspetos da vida moderna dos utilizadores, mas também de muitas empresas europeias. Um relatório da consultora Copenhagen Economics, encomendado pela empresa de Mark Zuckerberg, revela que as apps do Facebook ajudaram mais de 7.700 negócios em mais de 15 países na Europa, incluindo Portugal, a gerar vendas estimadas de 208 mil milhões de euros em 2019.

Mas as empresas inquiridas no relatório garantem que as apps do Facebook (WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger) também as ajudaram a gerar cerca de 98 mil milhões de euros em exportações no ano passado. Do total de valor gerado, cerca de 59 mil milhões de euros tratam-se de vendas na União Europeia e 40 mil milhões nos restantes países.

Empowering the european business ecosystem – 2020 | An impact study of businesses using facebook apps and technologies
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No comunicado divulgado pelo Facebook, a rede social acredita que estes números demonstram o papel importante das redes sociais na promoção de vendas em toda a Europa, sobretudo no caso das pequenas e médias empresas. Neste caso, as redes sociais não são apenas utilizadas para mostrar a empresa e os produtos, mas também como um fórum de comunicação com os clientes, uma ferramenta de análise e insights e meio de publicidade.

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O estudo mostrou ainda a importância das redes sociais para as empresas fundadas por mulheres. 58% deste tipo de organizações afirmaram que as apps do Facebook são importantes para iniciarem negócios e 65% garantem que as aplicações ajudam a aumentar as receitas.

O relatório é publicado um dia depois de o Facebook anunciar a contratação de mais 1.000 pessoas no Reino Unido, para reforçar a equipa que controla os "conteúdos perigosos". Já sendo esta uma das prioridades da rede social, a empresa vai alargar a equipa de 3.000 colaboradores ao longo de 2020, que irá detetar e bloquear este tipo de conteúdos.