Com a abertura da época balnear, as apps que permitem ver quais as praias com semáfoto verde são obrigatórias para poder verificar a disponibilidade antes de se deslocar, e o SAPO TEK já testou as que estão no terreno, e verificou outras propostas. Mas esta semana trazemos também a sugestão da Samsung para alertar os utilizadores dos seus relógios para lavarem as mãos, e a app de gestão de passwords da Dropbox.

O regresso do futebol é outro dos temas obrigatórios e a escolha da equipa recai no SAPO Desporto, uma das app mais descarregadas em Portugal para acompanhar os jogos e ver os vídeos dos principais golos e lances da Jornada.

As escolhas são muitas e estão detalhadas neste artigo, por isso veja quais é que vai instalar no seu smartphone e tablet, e divirta-se!

Os "techies" mais novos podem partir à aventura no mundo da programação com um jogo divertido

Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas não tem de ser uma tarefa aborrecida. Na Algorithm City, os mais novos podem aprender o “bê-a-bá” da programação de uma forma divertida.

Partir à aventura no mundo da programação pode ser uma boa forma de desenvolver competências como o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. A Algorithm City quer ajudar os "techies" mais novos da família a despertar o “bichinho” da programação de uma forma simples enquanto se divertem a jogar.

Na cidade dos algoritmos, o objetivo é guiar um conjunto de personagens por diferentes labirintos e recolher moedas. Para movimentá-los, os jogadores precisam de arrastar as instruções corretas para uma tabela de comandos, clicando depois no botão de “play” para vê-los executar as ordens.

A aplicação foi concebida para os jogadores aprenderem de uma forma autónoma, permitindo descobrir as instruções corretas através da experimentação. Se os comandos inseridos não forem os mais acertados, é possível modificá-los e testar novamente.

Ao todo, Algorithm City conta com três blocos de 15 níveis, centrados na aprendizagem dos básicos do código, dos loops e das funções. Ainda antes de começarem a resolver os puzzles, os jogadores passam por um breve bloco onde aprendem a “mecânica” do jogo.

A Algorithm City está disponível gratuitamente para smartphones e tablets Android na Play Store.


Pretende ir à praia? Verifique primeiro o seu estado de ocupação através de uma app

A época balnear começa no próximo dia 6 de junho, este ano na “sombra” da pandemia da COVID-19. A DECO Proteste quer que se sinta mais protegido e informado com a app produzida pela “Posso Ir?” .

A retoma da vida social, naquele que é o “novo normal”, obriga a ter cuidados adicionais quando se sai à rua. E com o início da época balnear, no próximo dia 6 de junho, será necessário redobrar as atenções para respeitar o distanciamento social e fazer uma utilização segura das praias. Nesse sentido, antes de planear deslocar-se a uma praia, será fundamental estar informado sobre o seu estado de ocupação.

A Agência Portuguesa do Ambiente já tem uma app, a Info Praia, que será a aplicação oficial, mas a  “Posso Ir?” e a Deco Proteste, no âmbito da Tech4Covid19, têm outra proposta que pretende dar informações aos utilizadores. Os dados sobre o nível de ocupação das praias são fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo como base as informações apresentadas pelos respetivos concessionários das praias.

A aplicação beneficiou do financiamento da Fundação Gulbenkian e Fundação EDP, inserido nos projetos de mitigação dos efeitos da COVID-19.

Através da app, os utilizadores podem consultar e reportar o nível de ocupação dos estabelecimentos comerciais e espaços públicos, evitando assim a visita aos que registam maior afluência. Segundo as entidades, a aplicação começou por funcionar de forma comunitária, baseando-se apenas em informações reportadas pelos utilizadores. O projeto conta agora com a participação dos próprios estabelecimentos. Para tal, os gestores dos espaços registam-se, sem custos, e reportam de forma regular o nível de ocupação e horários de funcionamento.

Além da informação oficial sobre a taxa de ocupação das praias, a app informa ainda sobre o nível de qualidade da água, o histórico de ocupação, dados sobre a existência de bandeira azul, assim como a respetiva vigilância, entre outras infraestruturas disponíveis. Os utilizadores daltónicos podem beneficiar de indicadores visuais para ajudar na navegação.

A app “Posso Ir?” está disponível gratuitamente em versões iOS e Android.

Segundo é referido no comunicado, a app agrega neste momento mais de 45 mil estabelecimentos comerciais e 600 praias. A iniciativa já se expandiu além-fronteiras, com a app a ser lançada na Espanha e Eslováquia.  “O próximo passo é conseguir uma maior participação dos lojistas, gestores de praias e restaurantes, e a colaboração das autarquias, juntas de freguesia e das instituições governamentais” refere João Lobato, um dos fundadores do projeto, destacando a importância da informação oficial da ocupação dos espaços para ajudar os portugueses a regressarem a um novo nível de normalidade.


Celebre o regresso do futebol aos estádios através da app SAPO Desporto

Todas as notícias, informações dos clubes e planteis, o calendário das partidas e muitos outros destaques acessíveis na palma da mão.

O pontapé de saída para o futebol acontece hoje, uma data que fica marcada pelo interregno de quase três meses devido ao estado de emergência devido à COVID-19. Os primeiros jogos, do resto do campeonato da Liga NOS, realizam-se à porta fechada, com os clubes a prometerem toda a segurança para os intervenientes: Portimonense-Gil Vicente, Famalicão-FC Porto e Marítimo-V.Setúbal são partidas que infelizmente não pode assistir.

Por isso, poderá acompanhar todas as informações ao minuto na app do SAPO Desporto, com as notícias, as classificações, informações dos clubes e planteis, as estatísticas e claro, todo o calendário desportivo disponível diretamente no seu smartphone.

Além das informações, vai encontrar galerias de fotografias, o destaque dos principais goleadores, assim como vídeos dos resumos dos jogos, os golos e principais lances das partidas. Há ainda espaço para entrevistas, conferências de imprensa e diversas reações.

Mas nem tudo é futebol e na app SAPO Desporto vai encontrar também um lugar para outras modalidades desportivas.

Pode fazer o download gratuito da aplicação em versões iOS e Android. Bons jogos e que vença o melhor…


Transformar uma fotografia num desenho. A app para quem quer impressionar nas redes sociais

Um desenho a carvão não está ao alcance de todos, mas esta app domina a arte de desenhar. É gratuita e faz uma "makeover" às fotografias.

Nem todos têm jeito para desenhar, muito menos para recriar fotografias, mas a app Pencil Photo Sketch dá uma ajuda. Através da aplicação de desenhos fotográficos pode transformar as suas fotos e criar uma espécie de "obras de arte".

Carvão, de lápis de cor ou a cera são alguns dos efeitos que pode escolher na aplicação, que integra também diferentes filtros. A app permite-lhe, ainda, fazer edições mais simples, como de recorte, por exemplo.

No final pode partilhar o resultado em várias redes sociais. Facebook, Twitter e Instragram são algumas delas.

A app é gratuita e está disponível para Android.


Dropbox estreia nova app de gestão de palavras-passe

A app Dropbox Passwords encontra-se em beta fechada. É possível ter acesso à mesma, mas requer um convite da empresa para funcionar.

O popular serviço de gestão e sincronização de ficheiros em cloud, Dropbox, revelou uma nova app para a sua família, já disponível na Play Store. Chama-se Dropbox Passwords, mas neste momento ainda se encontra em testes beta privados, pelo que para funcionar requer um convite direto da empresa.

A empresa refere que a app oferece toda a segurança necessária no armazenamento de passwords, concentrando-as num único lugar, com o objetivo de os utilizadores poderem autenticar-se nos seus serviços e websites utilizando diretamente as credenciais guardadas.

Inspirado pela segurança e forma de sincronização dos ficheiros entre diferentes equipamentos, o mesmo vai aplicar-se à app Dropbox Passwords. Quando faz um registo num serviço num smartphone, as credenciais são sincronizadas com todos os equipamentos que tiver.

Na página da app, é referido que a app garante a segurança das credenciais com sistema de encriptação zero-knowledge, ou seja, as palavras-passe são apenas conhecidas pelos utilizadores, impedindo que os hackers tenham acesso às mesmas.


Costuma achar piada a memes? Com esta app pode criar os seus próprios

Este é um daqueles casos em que o nome não engana: a Meme Generator Free é, efetivamente, um gerador de memes. E gratuito.

Funcionando de forma fácil e simples, o Meme Generator Free tem dois modos: um em que pode recorrer a mais de 1.000 memes prontos a utilizar, com muitos exemplos de significados, e um outro que lhe permite criar memes “de autoria”.

Neste caso, bastará selecionar uma imagem a partir das galerias de fotos do smartphone para iniciar o processo. Nas primeiras opções escolhem-se o layout e a qualidade. Depois é adicionar o texto personalizado.

Mas há outras opções para definir, como limites e percentagens de cor do contorno, tornar a imagem num quadrado ou arredondar os cantos.

Além disso, é possível recortar a imagem, ajustar cor e tamanho do texto que, inclusive, pode ser movido a gosto para outra parte do meme, assim como adicionar stickers variados.

Todos, Novos, Popular, Favoritos e Aleatórios são as cinco formas de "filtrar" os memes prontos a utilizar, que podem ainda ser vistos em modo grelha ou lista.

No geral, tem ainda à disposição templates editáveis, fundos e grelhas e a possibilidade de criar "memes em movimento", acedendo à categoria Video e GIF Memes.

O Meme Generator Free está disponível para dispositivos Android e iOS.


naFila: Evite as filas nas compras e aguarde pela sua vez em segurança através do smartphone

O projeto do tech4COVID19 é um sistema de senhas virtuais sem contacto que pode ser utilizado tanto por consumidores, através do smartphone, como por comerciantes e promete “fazer frente” às filas nos estabelecimentos comerciais, reduzindo o risco de propagação e contágio com a COVID-19.

À medida que Portugal avança no processo de desconfinamento, algumas atividades começam a abrir ao público com novas regras para reduzir o risco de propagação e contágio com a COVID-19. O distanciamento social é essencial para um para um regresso à normalidade seguro, e há uma solução tecnológica que promete “fazer frente” às filas nos estabelecimentos comerciais.

Desenvolvido pelo movimento tech4COVID19, o naFila é um sistema de senhas virtuais sem contacto que pode ser utilizado tanto por consumidores, através do smartphone, como por comerciantes.

“Todos nós já chegámos a encontrar filas enormes onde as pessoas não cumprem as recomendações de segurança e distanciamento social da Direção Geral de Saúde”, explica Nuno Góis, responsável do projeto, em comunicado. Além disso, as limitações implicam por vezes um longo tempo de espera em pé, algo que pode pôr em causa a saúde da população em risco.

Assim, o projeto foi concebido para chegar de forma acessível e gratuita ao maior número de pessoas possível. Para usar o sistema precisa apenas de enviar um SMS grátis para o número 4902 com o código da loja onde vai fazer compras e ser-lhe-á atribuída automaticamente uma senha virtual.

Se preferir, poderá também aceder à plataforma do naFila através do browser do seu smartphone. Poderá depois evitar as aglomerações esperar mais longe do estabelecimento em questão. Quando chegar a sua vez, será avisado por SMS ou email.

O sistema já está a ser utilizado em vários estabelecimentos do país em lojas, como a Chicco, a FNAC e a iStore, e em instituições como a clínica Joaquim Chaves Saúde do Cascais Shopping e a União das Juntas de Freguesia de Alcanena e Vila Moreira. Os lojistas e responsáveis por estabelecimentos podem registar-se na plataforma para entrarem em contacto com a equipa que está a implementar o sistema.

A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
Ver artigo

A pensar em quem evitar as filas em frente aos supermercados ou farmácias, o tech4COVID19 criou também a Posso ir?. Com o início da época balnear, a aplicação foi recentemente adaptada para disponibilizar aos utilizadores dados sobre o nível de ocupação das praias.


Lavar as mãos é obrigatório e a Samsung tem uma app com alertas de 2 em 2 horas

Com o regresso à vida normal, fica mais fácil esquecermo-nos das práticas que nos podem proteger contra o novo coronavírus. Os smartwatches da Samsung têm agora um alerta especial para garantir que se lembra de lavar as mãos regularmente.

Numa altura em que a pandemia de Covid-19 nos obriga a manter as mãos higienizadas, a Samsung desenvolveu uma app que não nos vai deixar esquecer de as lavar. A Hand Wash foi desenhada para funcionar nos relógios da marca e pode ser configurada para emitir lembretes ao longo do dia.

A empresa cita um estudo recente da University College London, que conclui que o número ideal de vezes é entre seis e 10 por dia, sendo que a este valor devem somar-se as lavagens depois das refeições e das visitas à casa de banho.

O alarme está pré-definido para tocar de duas em duas horas, mas é possível ajustá-lo. Assim que chegar ao lavatório, pode ativar um temporizador de 25 segundos, duração que corresponde ao tempo que deve demorar a lavar as mãos. A tecnológica explica que 5 segundos são para aplicar sabão e que os restantes 20 para esfregar e enxaguar. Uma vez que os smartwatches da Samsung são à prova de água, também não terá de se preocupar em retirar o seu antes de abrir a torneira.

tek hand wash

Tal como qualquer outra app de monitorização, esta também permite o registo de lavagens e formula gráficos diários e semanais para que possa acompanhar o seu comportamento.

Lavar as mãos é uma atividade rotineira, mas numa altura em que faz mais diferença do que nunca, uma app deste género pode evitar que as pessoas se esqueçam de o fazer. Apesar de algumas pessoas permanecerem em teletrabalho, a verdade é que muitas outras nunca tiveram a oportunidade de se manterem abrigadas em casa.

O fim do estado de emergência levou à reabertura das lojas e algumas empresas já pediram aos trabalhadores que regressem aos escritórios. Retomar a vida normal implica viajar em transportes públicos, falar com pessoas e tocar em objetos comuns, pelo que a Hand Wash pode agora ser uma parceira pertinente para o dia a dia, especialmente quando tendemos a perder-nos nas nossas tarefas. Um outro ponto positivo é que, com algum tempo de utilização, a app pode também ajudá-lo a criar um novo hábito.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.