Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, a popularidade da Clubhouse explodiu, com outras plataformas, como o Facebook, o LinkedIn, o Telegram, ou o Twitter (hoje X), a inspirarem-se nela. O formato de partilha de áudio em salas abertas acabou por perder o brilho com o passar do tempo e a Clubhouse decidiu fazer mudanças à aplicação, através de uma nova atualização para Android e iOS.

A empresa explica que redesenhou a Clubhouse para ser mais como uma aplicação de mensagens, passando a focar-se num novo formato de chat de voz para grupos mais privados.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

“É como uma sala da Clubhouse, mas de forma assíncrona”, afirma, acrescentando que os utilizadores poderão passar pelos Chats a seu tempo para responderem às mensagens de voz. “Agora, quando abre a Clubhouse verá os seus amigos, não só as salas que estão ao vivo”, realça.

Segundo a empresa, os Chats foram concebidos para serem rápidos, divertidos e mais pessoais. As mensagens de voz dos Chats são também transcritas automaticamente, incluindo suporte a tradução em várias línguas. Esta funcionalidade pode ser configurada para permitir a partilha das mensagens apenas amigos ou então com outros conhecidos do seu círculo de amizades.

Note que a funcionalidade das salas de áudio abertas a públicos de maiores dimensões ainda está disponível, com a empresa a afirmar que continuará a ser uma parte central da aplicação.

Recorde-se que a Clubhouse pode ser descarregada gratuitamente a partir da Play Store, para Android, e através da App Store, para iOS.