Os mais recentes dados da Sensor Tower revelam que a TikTok foi a aplicação mais instalada em todo o mundo durante o mês de junho. Ao todo, registaram-se mais de 87 milhões de downloads em ambas as lojas digitais da Google e da Apple.

O valor representa um crescimento de 52,7% em relação a junho de 2019. Porém, o número é inferior aos mais de 111,9 milhões de downloads registados em maio deste ano.

Top de aplicações com mais downloads a nível internacional
créditos: Sensor Tower
Índia proíbe uso do TikTok e de 58 apps chinesas. Governo alega que são uma ameaça para a segurança
Índia proíbe uso do TikTok e de 58 apps chinesas. Governo alega que são uma ameaça para a segurança
Ver artigo

De acordo com a consultora, o pódio dos países com um maior número de instalações da TikTok é liderado pela Índia, perfazendo 18,8% de todos os downloads. Apesar da sua popularidade no país, o Governo indiano decidiu bani-la recentemente, assim como mais 58 aplicações chinesas vistas como uma ameaça para a integridade e segurança do país.

Embora a aplicação da ByteDance esteja também a enfrentar o escrutínio do Governo norte-americano há já algum tempo, a sua popularidade não deixa de crescer nos Estados Unidos. A Sensor Tower detalha que o país ocupa o segundo lugar na lista de países com um maior número de downloads, com 8,7% do total de instalações registadas a nível internacional.

A Zoom, que voltou a levantar polémica devido à falta de reuniões virtuais encriptadas para os utilizadores da versão grátis, foi a segunda aplicação mais instalada no período em análise, com quase 71,2 milhões de downloads. O valor é 34 vezes superior àquele registado em junho de 2019. A Índia com 30,8%, e os Estados Unidos com 11,3%, voltam a liderar o Top de países que mais instalações fizeram.

Em destaque no mês de junho nas lojas digitais da Google e Apple estiveram também o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Messenger. Seguem-se ainda aplicações da gigante de Mountain View como o Google Meet, o Gmail e o YouTube.

Top de aplicações que arrecadaram mais receitas
créditos: Sensor Tower

No que toca às apps que conseguiram arrecadar mais receitas, a TikTok volta a liderar com os utilizadores a gastarem ao todo mais de 90,7 milhões de dólares ao longo do mês de junho. A consultora explica que cerca de 89% das receitas da aplicação têm origem na China, seguindo-se os Estados Unidos, com apenas 6%.

O YouTube ocupa o segundo lugar do ranking, arrecadando perto de 73 milhões de dólares em junho. Os dados indicam que 56% das receitas vêm de utilizadores nos Estados Unidos, seguindo-se o Japão, perfazendo 12% do total. Em destaque no Top da Sensor Tower estão também o Tinder e duas das plataformas de vídeos mais populares na China: a Tencent Video e a iQIYI.