Com menos de dois anos de "vida", o IGTV foi eliminado da página inicial do Instagram. O anúncio foi dado pela rede social do Facebook ao TechCrunch e a razão é simples: "muitos poucos utilizadores acediam ao IGTV através do ícone no canto superior direito na página inicial do Instagram".

Lançado em junho de 2018, o IGTV foi apresentado como uma aplicação onde os utilizadores podiam encontrar uma seleção de vídeos mais longos produzidos por criadores de conteúdo, com uma duração máxima de uma hora, curados por equipas da própria empresa. Inicialmente com uma orientação vertical, para uma experiência mobile, a app ganhou um formato horizontal para reproduzir vídeos em “modo paisagem” em maio de 2019, já numa tentativa de ajudar a garantir que a plataforma de vídeo do Instagram não caía no esquecimento.

IGTV
Mudanças no IGTV em 2020

Apesar de ser uma app, a comunidade podia assistir desde o início aos vídeos de longa duração através da página inicial, mas o recurso foi pouco utilizado. "A maior parte das pessoas acedem ao IGTV no feed, no explore, nos perfis dos criadores de conteúdo e na própria app”, explica um porta-voz do Facebook ao TechCrunch.

"Sempre quisemos manter o Instagram tão simples quanto possível, portanto estamos a remover este ícone com base no feedback da comunidade”, explica o Facebook

Em contraste, as stories do Instagram parecem ser o recurso mais popular na rede social. Criada em 2016, esta funcionalidade contou com mais 200 milhões de utilizadores ativos todos os dias no seu primeiro aniversário. Um estudo de 2017 mostrou ainda que as marcas preferem as stories do Instagram aos snaps do Snapchat.

Quanto a novidades, desde o início deste ano que o Instagram tem lançado vários updates às funcionalidades já existentes na rede social. Depois de o Boomerang ter ganho ferramentas de edição, foi a vez de a rede social introduzir as mensagens diretas na plataforma web, testando-a primeiro com um grupo selecto de utilizadores em todo o mundo, depois de já a ter testado internamente em 2019.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.