Ao contrário do Facebook, o Instagram não pede dados sobre a idade no momento do registo de novos utilizadores. Mas isso pode mudar em breve.

YouTube e Facebook são as plataformas que mais expõem os jovens a conteúdos violentos e de sexo
YouTube e Facebook são as plataformas que mais expõem os jovens a conteúdos violentos e de sexo
Ver artigo

O aviso foi dado por Jane Manchun Wong, investigadora de dispositivos móveis e frequente fonte do TechCrunch nestes temas, na sua conta de Twitter. A especialista garante que identificou um código do Instagram na sua aplicação, que mostra a criação de protótipos de um recurso de restrição de idade, que rejeita utilizadores com menos de 13 anos.

Quando confrontado se este recurso iria ser lançado oficialmente para todos os utilizadores, o Instagram optou por não comentar

O código na app explica que "fornecer a sua data de aniversário ajuda-nos a garantir uma melhor experiência no Instagram", e "apenas o utilizador poderá ter acesso ao seu aniversário".

Na prática, esta decisão, para além de levar o Instagram a decidir quem pode criar uma conta, poderia levar a rede social a usar essas informações para garantir que utilizadores com menos de 18 anos não enviem mensagens para adultos que não conhecem ou, por exemplo, utilizadores com menos de 21 anos não tenham acesso a anúncios de marcas de bebidas alcoólicas.

Código com o protótipo do recurso de restrição de idade no Instagram

Ao longo deste ano o Instagram fez algumas mudanças na aplicação, com o intuito de melhorar a privacidade e a segurança dos utilizadores. Em julho estreou duas novas ferramentas para combater o bullying na plataforma e, mais recentemente, eliminou uma das secções da sua app. A rede social removeu em outubro a tab "A seguir", onde se encontravam os registos de atividade (likes, comentários, seguidores) das contas que um dado utilizador segue dentro da app.

Recorde-se que a idade de utilização dos serviços online é também um dos temas centrais do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) que deu liberdade aos Estados membros europeus para definir um intervalo entre os 13 e os 16 anos de idade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.