A nova aplicação está disponível para dispositivos com ecrãs de sete ou mais polegadas e já pode ser descarregada a partir da App Store do iOS ou do Google Play. A versão para Windows Phone chega em breve.

Numa apresentação à imprensa, Pedro Bandeira, diretor de desenvolvimento da operadora, explicou que a opção pelos tablets, os únicos dispositivos móveis que para já vão poder receber a nova aplicação, tem a ver com a experiência de utilizador, que a operadora quer garantir de qualidade e que face à quantidade de elementos disponíveis na app não seria possível assegurar em ecrãs mais pequenos.

A empresa acredita que a nova aplicação, que se chama NOS Iris, vai ser usada sobretudo em casa, para ver e procurar conteúdos e enviar para a televisão ou, fora de casa, para selecionar conteúdos que se pretenda ver mais tarde, organizando uma espécie de playlist para desfrutar quando se estiver em frente ao televisor.

A aplicação Iris Online vai continuar a existir, uma vez que está mais direcionada para permitir a visualização online de conteúdos dos conteúdos televisivos. Ao contrário, a nova app pretende levar para um ecrã mais interativo a possibilidade de explorar os conteúdos disponíveis no serviço de TV e dar ao utilizador novas ferramentas para organizar estes conteúdos.

A possibilidade criar tags para identificar ou agrupar conteúdos é um exemplo. Qualquer pesquisa realizada a partir da app tira partido desta nova funcionalidade a apresenta dois blocos de resultados: lista os conteúdos encontrados e os conteúdos marcados com tags relacionadas com o critério de pesquisa definido.

Na televisão a renovação da plataforma aposta sobretudo numa navegação mais simples, na personalização e na tentativa de levar os clientes a descobrir novos conteúdos. A grande novidade do upgrade são as recomendações, que passam a ganhar lugar de destaque na interação do utilizador com a plataforma e que são definidas em função dos hábitos de consumo de cada cliente. Quando o cliente liga a box, para além dos menus que lhe permitem navegar no serviço vai ter logo acesso a recomendações definidas segundo estes critérios.

A renovação da plataforma de TV estará disponível já a partir desta sexta-feira, dia 27 de março, e até final do mês ficará ativa em todos os clientes.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico