O serviço de mensagens autodestrutivas Snapchat lançou ontem um sistema de verificação contra perfis falsos - os chamados bots ou robôs - para aumentar os níveis de segurança e privacidade. Uma hora depois um programador já tinha arranjado maneira de "contornar" a nova ferramenta.
O sistema de verificação consistia no aparecimento de um conjunto de imagens no ecrã do smartphone onde o utilizador devia apenas escolher as que continham um fantasma, o símbolo de Snapchat. A funcionalidade fez notícia em toda a imprensa especializada, até que Steven Hickson decidiu entrar em ação.
O programador já desenvolveu um software que permite contornar o sistema de verificação. O que o programa de Steven Hickson faz é encontrar correspondências entre os símbolos das imagens e uma imagem padrão. De acordo com o Engadget a ferramenta ainda não produz resultados 100% positivos - para o lado do programador -, mas já tem uma alta taxa de eficácia.
A publicação relembra também que os resultados são significativos tendo em conta que a ferramenta foi desenvolvida em apenas uma hora.
A equipa do Snapchat já reagiu dizendo que está a trabalhar para reforçar ainda mais a segurança do serviço de messaging, nunca se referindo em específico à vulnerabilidade encontrada pelo programador independente. A empresa também não confirmou se está a preparar já uma atualização à nova ferramenta lançada para reforçar os níveis de segurança.
Recentemente a aplicação de mensagens autodestrutivas foi alvo de algumas falhas de segurança que colocavam em risco os conteúdos partilhados pelos utilizadores e a demora que a empresa teve em reagir ao problema fez com que fosse alvo de várias críticas.
O Snapchat é um dos serviços do momento e está a atrair a atenção de grandes investidores, incluindo o Facebook que chegou a oferecer três mil milhões de dólares pela empresa de Evan Spiegel.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários