O BPI passou a disponibilizar a possibilidade de abrir uma conta bancária para menores de idade, totalmente por canais digitais. O banco diz que é pioneiro no lançamento de uma oferta com estas características, disponível para clientes entre os 0 e os 17 anos.
O serviço pode ser usado por pais ou representantes legais através da aplicação do banco e sem necessidade de recurso a um balcão físico. A conta que os pais ou tutores podem abrir através da App BPI disponibiliza também um conjunto de opções de acompanhamento e monitorização online da utilização pelos mais jovens e da gestão que estes fazem das suas finanças pessoais.
Igualmente através da aplicação, os pais podem usar a funcionalidade de gestão parental para definir limites de utilização do cartão de débito dos filhos. Podem ainda fazer outras operações, como bloquear operações geograficamente, cancelar cartões em caso de extravio, ou transferir de forma automática uma semanada.
A conta disponível para abertura online já existia e é a Conta AGE Jovem, que pode ser aberta a partir de um depósito mínimo de 25 euros e que não tem comissões de manutenção de conta, informa o BPI. Para os jovens com mais de 13 anos tem associado um cartão de débito.
Para os mais jovens a BPI App, disponível para iOS e Android, disponibiliza um conjunto de funcionalidades específicas que permitem, por exemplo, personalizar o nickname, alterar o grafismo da app e escolher entre diferentes cores, ou usar emojis.
Um estudo publicado pela Marktest no ano passado, com dados referentes ainda a 2021, revelava que existiam em Portugal 1,1 milhões de utilizadores de contas jovem. Este é um número que, em termos de percentagem face ao número total dos portugueses com conta bancária, pouco se tem alterado ao longo dos anos. Os dados da Marktest, no entanto, só consideram utilizadores com idades iguais ou superiores a 15 anos.
O BPI tem vindo a reforçar a aposta nos canais digitais e nos serviços online. Em entrevista ao SAPOTeK, Sérgio Santos, diretor executivo de experiências particulares e unidade de canais, explicava recentemente que o banco está empenhado em reforçar a integração de canais, numa oferta que passa cada vez mais pelo digital.
A instituição tem atuado em várias frentes neste domínio digital. Lançou já este ano um assistente digital em linguagem natural, entretanto premiado. Conta com um espaço all-in-one onde o atendimento físico é complementado com experiências digitais, nomeadamente a possibilidade de experimentar o balcão de realidade virtual, lançado também recentemente.
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