O BPI lança hoje o BPI VR, o seu primeiro balcão em realidade virtual. A iniciativa afirma-se como o primeiro passo do banco rumo ao metaverso e tem como objetivo reforçar os investimentos feitos em inovação digital.

De acordo com o BPI, o novo balcão virtual foi construído em 3D e reúne várias áreas de negócios e segmentos, entre retalho, private, corporate, AGE e sustentabilidade, permitindo aceder a conteúdos sobre serviços do banco através de um headset de realidade virtual, neste caso um Meta Quest 2.

Clique nas imagens para mais detalhes 

Uma das metas da iniciativa é servir como um novo canal para operações bancárias e de distribuição de produtos e serviços do banco, seguindo a evolução da banca digital.

O BPI VR, desenvolvido em parceria com a Unity Technologies, é o primeiro produto lançado pelo Centro de Excelência para a Inovação e Novos Negócios do BPI, criado este ano e que tem como missão apoiar a conceção de uma visão de futuro para o banco.

Segundo Afonso Eça, diretor executivo responsável pela área da inovação do BPI, o objetivo foi criar uma experiência algo diferente de outras criadas por bancos como J.P.Morgan, CaixaBank, HSBC ou Hana Bank, incluídas em mundos virtuais mais gamificados, à semelhança do Decentraland ou do The Sandbox.

Instituições financeiras vão ter de se reinventar para acompanharem a evolução da Blockchain e Web3?
Instituições financeiras vão ter de se reinventar para acompanharem a evolução da Blockchain e Web3?
Ver artigo

O BPI VR apresenta-se mais como uma "concept store" ou loja virtual, onde os utilizadores vão poder explorar dois pisos, saber mais sobre a oferta do banco e até aproveitar algumas funcionalidades de entretenimento.

Como explica Francisco Barbeira, Administrador Executivo do BPI, o banco espera que o balcão virtual, que “hoje é uma montra de apresentação do banco aos clientes”, se torne eventualmente numa “montra de interação” e, no futuro, num "espaço de contratação".

Ao todo, o BPI pretende disponibilizar equipamentos VR em mais de 100 balcões físicos um pouco por todo o país, começando progressivamente ao longo das próximas semanas. Os clientes que já tenham um headset Oculus em casa também vão poder aceder ao BPI VR através da app correspondente disponível na loja da Meta.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 12h28)