Neste novo mundo digital é impossível viver sem os emojis, os famosos símbolos e “smiles” que ilustram o estado de espírito nas comunicações entre os utilizadores. Para quê dizer “amo-te” quando se pode simplesmente enviar um coração no dia dos namorados? Mas também há controvérsias, quando a comunicação por emojis pode dar origem a casos em tribunal.

Em 2019 serão adicionados 230 novos emojis, entre eles uma bolacha waffle, uma cadeira de rodas e uma preguiça, somando um total de 3.019 símbolos à disposição dos sistemas operativos dos smartphones, tendo em conta as diretivas da Unicode Consortium, entidade que “decide” sobre as propostas para a coleção geral.

A entidade opera oficialmente desde 1995, quando os primeiros 76 símbolos foram reconhecidos como o standard dos emojis e desde então têm evoluído, tornando-se cada vez mais parte da cultura popular. A coleção deste ano inclui, por exemplo, diversidade entre casais, tendo sido propostos 55 emojis que representam pessoas de mãos dadas, em diferentes géneros e tons de pele.

tek emojis

Segundo a Statista, estima-se que mais de 700 milhões de emojis são utilizados por dia, e apenas em posts do Facebook, tendo sido registado no Dia de Ano Novo o maior número de utilizações. E qual o emoji mais popular? A “face de gargalhada com lágrimas de felicidade” é o mais utilizado, tanto no Facebook como no Twitter. O coração é o segundo no Twitter, mas primeiro no Instagram. O emoji com olhos de coração e o beijinho “xi-coração” surgem em segundo e terceiro respetivamente tanto no Instagram como Facebook.

A entrada mais curiosa é o símbolo de reciclagem surge em terceiro lugar no Twitter. A Statista explica que este emoji é particularmente popular entre os utilizadores islâmicos, já que é utilizado pelos bots dos serviços ligados à fé para os seus fiéis “reciclarem” as suas orações.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.