Há vários anos que a Google, com o apoio da Samsung, procura estabelecer um novo protocolo de mensagens de texto, assumido como o sucessor do SMS, mas com diversas funcionalidades das aplicações modernas. O sistema chama-se RCS (Rich Communication Services) e é um protocolo multiplataformas. Lançado oficialmente nos Estados Unidos em 2019 e desde então disponível em outros países, espera-se um longo caminho para a substituição do SMS.

Mas o principal entrave do RCS é a Apple, que tem o seu próprio sistema iMessage disponível para os utilizadores dos seus equipamentos. E a integração do sistema nos iPhones não tem sido fácil e a experiência de conversação com um smartphone Android pode ser frustrante, sobretudo na troca de mensagens com emojis. Um boneco enviado do iMessage aparece como texto quando enviado para um utilizador de Android. E mesmo que a Google tenha vindo a trabalhar para corrigir esses problemas, tem desafiado a Apple a abraçar o RCS, sem sucesso até agora.

Lei dos Mercados Digitais: Apple e Microsoft querem iMessage e Bing fora da lista de gatekeepers
Lei dos Mercados Digitais: Apple e Microsoft querem iMessage e Bing fora da lista de gatekeepers
Ver artigo

Agora foi a Samsung a lançar um novo vídeo de suporte ao protocolo RCS e chama a atenção da Apple para adotar a tecnologia. O vídeo chama-se “Green bubbles and blue bubbles want to be together” e é uma alusão às conversas entre utilizadores de iPhone, as bolhas azuis e o SMS de Android, representadas pelas bolhas verdes.

Veja o vídeo

A Samsung incentiva os utilizadores a tornarem o vídeo viral, sobre a hashtag #GetTheMessage, direcionada diretamente à Apple. A empresa da maçã continua a manter o seu ecossistema fechado, mas o iMessage estará na lista de gatekeepers mencionada na Lei dos Mercados Digitais. E segundo a lei, plataformas que sejam consideradas como gatekeepers não podem impor os seus ecossistemas aos utilizadores e neste caso, os serviços de mensagens têm de ser interoperáveis.