A Threads, criada pela Meta para ser a próxima rival do Twitter, já chegou às lojas digitais da Google e da Apple, com a empresa de Mark Zuckerberg a antecipar o lançamento. A nova aplicação chega a mais de 100 países, embora ainda não inclua os que fazem parte da União Europeia.

É verdade que, em Portugal, ainda não é possível experimentar a Threads, mas internautas de outras partes do mundo deixam um alerta a quem tenciona criar uma conta na aplicação. Uma vez que o Threads está ligado ao Instagram, eliminar a conta significa que a que o utilizador tem na outra rede social também desaparece.

De acordo com a política de privacidade da Threads, os utilizadores têm a possibilidade de desativarem perfis criados na aplicação quando desejarem. No entanto, só podem ser mesmo eliminados ao apagar as respectivas contas no Instagram, avança o website Mashable.

Note-se que, ao desativar um perfil na Threads, o conteúdo do mesmo não será visível para outros utilizadores, no entanto, continuará a existir nos servidores da aplicação durante algum tempo, como indicam os seus termos de utilização.

Apesar de ter sido lançada há pouco tempo, Mark Zuckerberg afirma, através de uma publicação no Threads, que a nova rival do Twitter conseguiu reunir mais de 10 milhões de perfis em apenas sete horas. 

Clique nas imagens para ver mais sobre a Threads

A aplicação ainda não chegou à União Europeia uma vez que a empresa tem receios relacionados com o incumprimento das regras de proteção de dados do espaço comunitário, indica o website Politico.

Elon Musk já deixou críticas à Threads, defendendo que a aplicação recolhe um vasto conjunto de dados dos utilizadores, entre dados de identidade, saúde e forma física, financeiros, localização, compras, contactos e "informação sensível", avança a Lusa.