O mais recente relatório da Canalys sobre a distribuição de smartphones na Europa dá conta de uma quebra de 3% no quarto trimestre de 2023, em relação ao período homólogo do ano anterior. Durante este período foram colocados nas lojas 37,8 milhões de unidades, com destaque para a Apple que assumiu a liderança, depois de ficar atrás da Samsung durante sete trimestres.

A marca da maçã registou um crescimento de 1% face ao período do ano anterior, tendo distribuído 12,4 milhões de unidades. A Samsung foi a segunda com 10,8 milhões de unidades distribuídas, representando uma quebra de 12%.

Apesar das quebras no quarto trimestre, a Samsung manteve a liderança de vendas durante o ano de 2023. A fechar o pódio encontra-se a Xiaomi, mesmo tendo perdido 10% durante o trimestre, com 6 milhões de unidades distribuídas. Por fim, a Motorola e a Honor fecharam o Top 5, com 2 milhões e 1,1 milhões de unidades, respetivamente.

Veja na galeria mais dados sobre a distribuição de smartphones na Europa no 4º trimestre de 2023:

Segundo a análise da Canalys, os smartphones topo de gama registaram números recorde de quota de mercado durante o quarto trimestre de 2023. Os modelos acima dos 800 dólares contribuíram com 40% dos equipamentos enviados para as lojas. Os principais responsáveis foram os modelos da linha iPhone 15 Pro, mas também a consistência da série S da Samsung Galaxy. Os smartphones Google Pixel também registaram um crescimento, sobretudo pela sua chegada a mais mercados, incluindo Portugal.

A consultora indica ainda que na lista dos smartphones mais vendidos a nível mundial em 2023, a Apple domina, com 7 em 10 modelos. E não faltam os iPhone topo de gama, com o iPhone 14 Pro Max e 15 Pro Max em primeiro e segundo lugares.

A analista refere a necessidade da Apple explorar novos canais para vender iPhones, fazendo parcerias com entidades bancárias para facilitar o financiamento, dando o exemplo do programa com o Santander em Espanha. Já a Samsung, a fabricante continua a dar prioridade aos modelos premium da série Galaxy S, assim como os dobráveis, mas que poderá introduzir um novo modelo de serviço por subscrição.

Veja na galeria os smartphones mais vendidos:

A Canalys aponta ainda as mudanças drásticas registadas em 2023 para além do pódio registado pelas principais fabricantes. Destaca que a Motorola foi a marca que mais cresceu em 2023, com a ajuda dos operadores de redes mobile em toda a Europa. E no caso da Honor, a fabricante conseguiu uma penetração entre os cinco primeiros neste quarto trimestre pela primeira vez. Esta posição é interessante e disputa entre fabricantes como a Oppo, vivo e realme, que promete recuperar mercado europeu depois de terem acertado a disputa das patentes com a Nokia, que as impedia de vender equipamentos na Alemanha e França.

Por outro lado, a Canalys destaca a expansão de novas marcas no mercado, como a Nothing e a Transsion, que podem representar mais competição no sector e oferecer opções interessantes aos consumidores nos próximos anos. Na sua análise, espera que haja um crescimento do mercado em 2024 na Europa, ainda que de apenas um dígito. A inovação dos modelos alimentados por IA pode servir como catalisador para o aumento de vendas.