A Google apresentou os novos Nest Mini, mas para evitar os "precalços" do passado, está a apostar na privacidade e segurança. No entanto até Rick Osterloh, chefe de hardware da gigante de Mountain View, admite que é melhor os utilizadores dos Google Nest tomarem medidas de precaução adicionais.

Quando questionado pela BBC sobre se quem tem um altifalante inteligente da empresa devia avisar os seus convidados de que as suas conversas estavam a ser gravadas, Rick Osterloh respondeu que “não tinha pensado na situação dessa forma”.

Os dispositivos Google Nest estão preparados para interagir imediatamente com os utilizadores. Uma vez que os seus microfones e câmaras detetam ruídos e movimentos, os altifalantes inteligentes podem começar a gravar automaticamente sem que os utilizadores percebam.

Os dispositivos têm uma luz LED que se acende quando o Nest entra no modo de gravação.  De acordo com Rick Osterloh, não é possível cancelar a decisão do equipamento, a não ser que os utilizadores o configurem para deixar de gravar completamente ou então que o desliguem da tomada.

O chefe de hardware recomenda a quem tem um Google Nest em casa, que avise os seus convidados de que as suas interações podem ser gravadas. “Eu faria isso e até o faço quando recebo alguém em casa”, afirmou Rick Osterloh acrescentando ainda que os próprios dispositivos deviam tentar indicar que as gravações estão em progresso.

Alexa, Siri e Google Assistant sob investigação por abuso de privacidade. Saiba como apagar registo
Alexa, Siri e Google Assistant sob investigação por abuso de privacidade. Saiba como apagar registo
Ver artigo

As questões de violação de privacidade de quem usa dispositivos com assistentes pessoais inteligentes têm vindo a preocupar reguladores e legisladores nos Estados Unidos e na Europa. Em agosto deste ano a Google enfrentou o escrutínio das autoridades por armazenar conversas sem o conhecimento dos utilizadores do Google Assistant e por ter colaboradores a revê-las manualmente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.