Apenas dois meses depois de ter apresentado a sua última mochila para realidade virtual, a HP vai voltar a apostar no segmento com uma versão profissional. A nova Z VR Backpack está a ser anunciada enquanto uma estação de trabalho para todos os tipos de negócio e está desenhada para oferecer um desempenho de topo.

Em comparação com a Omen X Compact Desktop, uma mochila semelhante mas feita à medida dos gamers, esta destaca-se pela positiva. Apesar de ambas contarem com um processador Intel Core i7 (Kaby Lake), a Z VR integra uma Nvidia Quadro P5200, que a HP garante permitir um frame buffer superior. Em termos de especificações, mais importa dizer que a RAM, configurável, pode chegar aos 32GB.

tek hp backpack

No que diz respeito ao aspecto de ambos os equipamentos, não há grandes diferenças a assinalar. Embora a Omen exiba um vermelho vibrante, característico da linha de gaming da marca, esta nova mochila profissional é, em (quase) tudo igual, sendo que a diferença mais substancial reside na cor integralmente preta em que se apresenta.

 

O preço inicial desta mochila fixa-se nos 3.299 dólares e a HP informa que deverá estar disponível a partir de setembro.

“Computadores-mochila” podem ser a solução móvel para a realidade virtual
“Computadores-mochila” podem ser a solução móvel para a realidade virtual
Ver artigo

Apesar da indústria da realidade virtual estar maioritariamente concentrada no segmento dos videojogos, as tecnológicas já mostraram como aplicar esta ferramenta no mundo profissional. Para além de experiências diretas com o consumidor, que poderá, por exemplo, ter noção da utilidade e da aplicação dos produtos antes de os comprar, a formação técnica poderá também passar por esta via, com colaboradores a treinar em ambientes controlados mediante as instruções que vão surgindo no seu campo de visão.

A empresa norte-americana quer materializar uma aposta forte nesta área e, para isso, decidiu abrir 13 centros imersivos onde as pessoas podem experimentar as funcionalidades destes sistemas. Cinco deles vão situar-se na Europa, quatro no continente americano e outros quatro na Ásia.