Hoje realizou-se o Tech World 22, o evento anual da Lenovo onde partilha as tendências tecnológicas e revela algumas das novidades do seu portfólio. Apesar de não se focar em produtos concretos durante as conferências, a fabricante faz diversas alusões às suas novidades. E de forma muito breve e dentro de contextos como a sustentabilidade e metaverso, a fabricante mostrou dois equipamentos com ecrã enrolável, mostrando dessa forma que está na corrida dessa tendência.

A LG já tinha mostrado o conceito de ecrãs enroláveis em protótipos, e muito recentemente mostrou um vídeo do seu LG Rollable, mas também a TCL mostrou em dezembro do ano passado que a tecnologia já existe, ainda que seja necessário maturar. E a Samsung também poderá dar o passo dos dobráveis para enroláveis. O facto da Lenovo também ter mostrado os protótipos dos seus produtos significa que a indústria pode estar em breve a dar esse passo de lançar equipamentos com ecrã enrolável no mercado.

Veja na galeria imagens do PC e smartphone com ecrã enrolável da Lenovo

Relativamente ao smartphone, a Lenovo mostrou um protótipo do Motorola, que tem o objetivo de ser um equipamento pequeno, com cerca de 4 polegadas, mas com capacidade de estender o seu ecrã com a pressão de um botão. Não se espera que se transforme num tablet, mas num modelo convencional de 6,5 polegadas.

O objetivo é manter a mesma utilização nos dois formatos, mas os conteúdos adaptam-se ao tamanho do ecrã utilizado. Imagine manter o smartphone em “pequeno” no seu uso normal, mas quando precisa de ver conteúdos multimédia, como vídeos ou mesmo, aceder aplicações do metaverso, como a fabricante passou o evento a sublinhar, o ecrã cresce.

Lenovo Tech World 22: Trabalho híbrido e questões ambientais estão entre as tendências tecnológicas
Lenovo Tech World 22: Trabalho híbrido e questões ambientais estão entre as tendências tecnológicas
Ver artigo

Durante o evento, Luca Rossi, líder da divisão de equipamentos inteligentes da Lenovo, puxou do bolso um protótipo funcional do smartphone. Mostrando à câmara, bastou um toque do polegar num botão lateral para o ecrã começar a deslizar de baixo para cima, aumentando a área útil. Mais dois cliques e este voltou a retrair-se. Ainda na sua demonstração, notou-se o conteúdo a adaptar-se de forma dinâmica tanto ao tamanho como à disposição vertical e horizontal do smartphone: um vídeo a correr em tempo real foi esticando, acompanhando o aumento do ecrã.

O mesmo conceito foi aplicado a um portátil que a Lenovo também mostrou. O seu ecrã elevou-se na vertical, mostrando uma área maior, elevando a capacidade de multi tasking, browsing pelos programas e internet e aplicações de mobilidade a um novo nível. “Acredito que novas form factor é um espaço dinâmico e vão continuar a ver a Lenovo a inovar", reforçou Luca Rossi.