A Europa finalmente saiu do vermelho relativo ao mercado de smartphones. No primeiro trimestre de 2024 a distribuição aumentou 10% face ao mesmo período do ano passado, cancelando assim a tendência negativa que se registava desde o terceiro trimestre de 2021, segundo dados da Counterpoint Research.

A analista afirma que o pior terminou, ainda que os números registados sejam bastante inferiores aos níveis pré-pandemia, reforçados pela catástrofe que foi o primeiro trimestre de 2023, o pior da última década. Nesse sentido, o crescimento do mercado deverá ser tratado com cautela no próximo ano.

Vendas de smartphones T1 2024
Fonte Counterpoint

Com a melhoria das condições macroeconómicas na Europa, aliado ao lançamento das excelentes propostas da Samsung, Xiaomi e Honor, a Counterpoint salienta o otimismo renovado do mercado. E com isso, a Samsung voltou à forma no primeiro trimestre do ano, muito graças à ajuda do Galaxy S24, voltando a ocupar o primeiro lugar nas vendas. A fabricante aumentou em 10 vezes os lucros neste primeiro trimestre.

O crescimento de 7% da Samsung, colocou a fabricante na liderança com uma quota de mercado de 32%, em contraste com a Apple que caiu 1%, assumindo o segundo lugar com 25%. A empresa da maçã foi a única do Top 5 a recuar na Europa, devendo-se à performance do iPhone 15. A Counterpoint considera que não havendo planos para um modelo iPhone SE para 2024, apenas com o lançamento do iPhone 16 a empresa vai espevitar o mercado.

A Xiaomi ocupa o terceiro lugar com 18% do mercado, tendo registado um crescimento de 11%, à boleia do sucesso do Redmi Note 13. A realme também registou um crescimento de 59% e detém 4% da quota, a mesma parcela da Honor. A fabricante chinesa chegou ao quinto lugar da tabela com um impressionante crescimento de 67%, tendo ultrapassado a Oppo pela primeira vez.

Vendas de smartphones T1 2024