A Niantic é conhecida por diversos jogos de realidade aumentada lançados nos smartphones. Pokémon GO é o mais conhecido, um fenómeno que colocou miúdos e graúdos à procura das criaturas no mundo real. Além do vasto catálogo de videojogos, a empresa tem trabalhado na missão de mapear digitalmente em 3D o mundo.

A empresa anunciou uma nova parceria com a Snap Inc., a empresa-mãe do Snapchat para transformar algumas das suas experiências otimizadas para os novos óculos de realidade aumentada de quinta geração Spectacles. A Niantic assumiu o compromisso na construção do hardware de computação espacial e diz que tem vindo a trabalhar com parceiros para compreender, desenhar e construir o tipo de experiências que gostaria de ver, â medida que estas plataformas amadurecem.

Veja na galeria imagens do Spectacles:

A parceria com a Snap é considerada mais um passo em redefinir como se interage com o mundo em redor, seja em ambientes interiores ou no exterior. Pretende-se alinhar a experiência da Niantic em localização com o hardware avançado de realidade aumentada da Snap. O objetivo é criar uma nova visão de realidade aumentada de mãos livres e exploração, exercício e na construção de ligações de comunidades no mundo real.

Os novos óculos Spectacles foram otimizados para as novas experiências de realidade aumentada. A developer continua a apostar em Peridot, o seu jogo original, depois das várias licenças em que trabalhou. O jogo foi otimizado para os Spectacles e convida os fãs e parceiros para o Snap Partner Summit para experimentar a nova versão de Peridot com os novos óculos.

Por outro lado, lançou o Niantic Scaniverse 4 para iOS, a aplicação que incentiva os utilizadores a fazerem scam aos locais onde passam para ser digitalizado. Os utilizadores podem importar as imagens criadas dos smartphones para o Lens Studio, para que possa reviver ou relembrar um momento registado através dos Spectacles. A integração garante uma maior interação com o mundo em 3D.

Veja o vídeo:

Na página da Snap é explicado que o Spectacles funciona com o smartphone, utilizando uma nova aplicação dedicada. Também pode utilizar o smartphone como um comando com o Lenses e lançar o modo espectador para que amigos que não tenham os óculos possam acompanhar.

O Spectacles esteve em produção durante a última década, tendo como vantagem sobre os headsets de realidade virtual serem mais leves, pesando apenas 226 gramas. Está equipado com quatro câmaras que alimentam o Snap Spatial Engine e o rastreamento da cabeça. O motor ótico foi desenhado e construído de raiz na Snap e oferecem ecrãs de cristais líquidos em silício como micro-projetores.