Além de smartphones, a Motorola está também a apostar no desenvolvimento de soluções de carregamento remoto sem fios. No início do ano, a marca da Lenovo anunciou uma solução capaz de dar energia a smartphones que estivessem a um metro de distância. Agora, a Motorola revela uma nova versão da tecnologia que consegue carregar até quatro equipamentos simultaneamente.

Através da sua conta oficial na rede social chinesa Weibo, a marca dá a conhecer mais detalhes sobre a versão melhorada da tecnologia Space Charging. Além de dar mais energia a um maior número de equipamentos, é agora possível carrega-los a uma maior distância, passando de um para três metros.

Veja a estação de carregamento remoto wireless da Motorola em ação

De acordo com a Motorola, a nova estação de carregamento remoto wireless conta com 1.600 antenas no seu interior e dispõe de uma área de cobertura de 100 graus. A marca afirma também que o equipamento consegue continuar a dar energia a outros dispositivos mesmo que existam obstáculos pelo caminho, mas, caso detete uma pessoa, coloca o processo em pausa.

Embora não sejam revelados pormenores específicos acerca da velocidade máxima de carregamento, rumores avançados pelo “informador” Digital Chat Station na Weibo, que chegam também acompanhados de imagens, apontam para 5 W.

Clique nas imagens para mais detalhes

A par da Motorola, fabricantes como a Xiaomi também estão a apostar no desenvolvimento de estações de carregamento remoto wireless. Em maio, a fabricante chinesa deu a conhecer que já conseguia carregar a 100% da bateria do smartphone Mi 11 Pro em apenas 15 minutos através do sistema HyperCharge.

Xiaomi: Carregamento 100% de bateria via wireless em 15 minutos estabelece novo recorde
Xiaomi: Carregamento 100% de bateria via wireless em 15 minutos estabelece novo recorde
Ver artigo

Para a Xiaomi, o futuro dos carregamentos wireless vai passar por um processo onde o utilizador não necessita de colocar o smartphone numa base de carregamento. O seu sistema Mi Air Charge carrega múltiplos equipamentos em simultâneo enquanto o utilizador joga, se desloca por diferentes divisões da casa e até quando tem obstáculos pela frente. A fabricante pretende desta forma entrar naquela que chama “verdadeira era dos carregamentos sem fios”.