Ao longo do tempo, temos assistido à chegada de novas tendências de ecrãs no panorama dos smartphones dobráveis: das apostas que se dobram e desdobram como um livro às que têm um formato em “concha”, sem esquecer os displays enroláveis. Agora, uma nova patente submetida pela Samsung dá a conhecer os possíveis planos da fabricante para o seu próximo dobrável.

A patente, submetida em março de 2020 e oficialmente publicada pela World Intellectual Property Office (WIPO) a 21 de janeiro deste ano, revela um modelo de smartphone com ecrã frontal enrolável, feito num material flexível.

A documentação apresentada pela Samsung fala também numa possível integração de um segundo ecrã flexível na traseira no equipamento, embora opções, em materiais como películas metálicas, sejam consideradas.

A estrutura interior do smartphone dispõe de um mecanismo com engrenagens que permite enrolar o ecrã para dentro e para fora. Quando assume um formato mais compacto, parte do display flexível fica armazenada dentro da estrutura. O mesmo tipo de mecanismo é usado na traseira do equipamento

Ao desenrolar-se, o ecrã fica com uma dimensão 30% maior e, de acordo com rumores que circulam online, passa das 6 para as 8 polegadas. Aqui, a moldura do ecrã foi reforçada com um sistema especial que evita de “amolgadelas” quando o display está totalmente aberto, assim como a acumulação de pó e sujidade.

A descrição do equipamento detalha que o leitor de impressões digitais se encontrará baixo do ecrã, havendo a possibilidade para a colocação de ainda mais sensores. A patente indica ainda que, no que toca à configuração da câmara de selfie, o smartphone terá uma muito semelhante à do Galaxy Z Fold2. Quando às traseiras, a abordagem inspira-se o estilo do novo Galaxy S21.

Inspirado nas informações presentes na documentação submetida pela Samsung à WIPO, o website LetsGoDigital criou uma série de renders 3D que dão a conhecer mais sobre o aspeto do smartphone.

Recorde-se que, ainda em 2019, a fabricante sul-coreana tinha submetido uma patente para um smartphone com ecrã expansível, que aumenta a sua superfície em cerca de 50% quando está aberto, e ainda outra para um equipamento com ecrã “rolável”.

Já fora das propostas da Samsung, a LG aproveitou a edição de 2021 da CES para revelar um teaser do seu smartphone de ecrã enrolável, o LG Rollable, “escondido” já no final da sua conferência de imprensa.