Ming-Chi Kuo, um analista que segue a empresa da maçã, garante que a Apple se prepara para fazer chegar ao mercado uns óculos de realidade aumentada, que vai posicionar como um acessório para iPhone.

A produção deste novo acessório deverá começar ainda este ano, no último trimestre, embora também se admita que possa deslizar para o segundo trimestre de 2020. O lançamento do gadget acontecerá na segunda metade do ano, relata o MacRumors.

A mesma informação garante que o gadget vai funcionar essencialmente como um ecrã, a partir do qual é recolhida e descarregada informação para o iPhone. Isto permitirá manter os óculos finos e leves, algo que não seria possível se todo o hardware necessário para fazer funcionar o sistema estivesse nos óculos, sublinha o relatório publicado no Economic Daily News.

Os rumos de que a Apple estará a trabalhar nuns óculos de realidade aumentada não são novos. Na conferência de programadores de 2017, foi aliás a empresa a apresentar um kit para RA e a mostrar algumas criações.  O facto de a dona do iPhone já ter comprado duas empresas com tecnologia nesta área - a Vrvana e mais recentemente, em agosto do ano passado, a Akonia -  intensificou-os.

Em novembro, a Bloomberg garantia que a empresa estaria a preparar-se para lançar um produto nesta área já este ano com um novo sistema operativo, desenvolvido à medida para este tipo de dispositivos e baseado no iOS. As fontes contactadas pela agência admitiam que o lançamento do novo produto podia arrastar-se para 2020, como também prevê o novo relatório agora divulgado.

Mais antigos são os rumores que dão como certo a existência de uma divisão secreta na empresa, dedicada à realidade aumentada e virtual. No domínio da informação oficial, registou-se uma alteração nas equipas de marketing da empresa em fevereiro, quando o responsável de marketing do iPhone passou a ser “responsável por todos os aspetos do marketing de produtos da Apple para iniciativas de realidade aumentada”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.