O mercado dos smartphones continua a sofrer um declínio acentuado nos últimos trimestres, devido a questões como a inflação, as taxas de juro elevadas e os preços da energia. A continuada guerra na Ucrânia é também um motivo de maior cautela dos consumidores no que diz respeito aos gastos. E ainda recentemente um estudo da Counterpoint apontou o primeiro trimestre de 2023 como a maior quebra da última década nas vendas de smartphones.

Este mesmo período fez a Oppo dar um enorme trambolhão no crescimento, recuando 47% na Europa face ao primeiro trimestre de 2022. E a fabricante chinesa decidiu restruturar-se e cancelar os seus planos de lançamento do seu próprio processador.

Nos últimos anos, a Oppo tem vindo a fazer diversos investimentos de investigação e desenvolvimento de tecnologia própria para os seus smartphones. Devido à prolongada incerteza quanto ao futuro, a fabricante chinesa decidiu encerrar as suas operações da sua unidade Zeku, responsável pelo design de processadores, modems, assim como outras soluções de conetividade, tais como Wi-fi e Bluetooth, avança a Bloomberg. O objetivo da Oppo era criar os seus próprios chips para a sua família de equipamentos, à semelhança da Apple fez com o seu hardware.

Veja na galeria imagens do Oppo Find X6 Series

A unidade Zeku tinha operações em Pequim, Xi’na, Chengdu e Xangai, esta última com quase 200 patentes, muitas delas relacionadas com tecnologia de semicondutores. A Zeku foi também a responsável por desenvolver a tecnologia MariSilicon X, os chips de processamento de imagem para as câmaras fotográficas da Oppo, que desde 2021 equipam os seus equipamentos topo de gama.

Os mais recentes smartphones da empresa utilizam os processadores da Qualcomm, no caso do Find X6 Pro equipado com o Snapdragon 8 Gen 2; e o dobrável Find N2 Flip que é alimentado pelo MediaTek Dimensity 9000 Plus.

O encerramento da Zeku significa ainda o cancelamento de futuras versões do MariSilicon X. A fabricante disse ao Android Authority que as mudanças não afetam os equipamentos que estão a utilizar o chip de imagem e os que ainda estavam planeados para serem lançados no mercado. Mas os planos futuros da tecnologia própria da Oppo e da sua parente OnePlus, ficaram comprometidos. O recente Find X6 Pro foi considerado o smartphone com a melhor câmara do mercado quando foi lançado em abril.