É certo que a submissão de conceitos para patentes não significa necessariamente que estes possam materializar-se em produtos. Mas dá um indicador que as empresas estão a trabalhar num tema mais generalizado, e no que diz respeito à Apple, continuam a surgir novidades sobre a sua investigação na área da realidade aumentada e realidade virtual. E desta vez foi registada uma patente para um sensor háptico para os pés dos utilizadores.
Os pés podem ser uma zona do corpo interessante de explorar no que diz respeito a imersão. Até porque são mais sensíveis às sensações, e a gigante de Cupertino pode estar a planear explorar uma espécie de wearable háptico em forma de "meias" para os pés, segundo a patente. É explicado que o output háptico pode ser gerado baseado em sinais sensoriais associados ao movimento dos pés.
O potencial é enorme, desde as interações ao nível do desporto com as apps, ou mesmo nos videojogos, onde se poderia chutar virtualmente uma bola no FIFA, por exemplo. Mas esse output também refere estar ligado a outros dispositivos, e aqui entramos no campo do comando DualSense da PlayStation 5, por exemplo. Ou seja, os sensores físicos reagem mediante o comportamento do software. E se nos jogos da PS5 é possível compreender os diferentes tipos de terreno que as personagens pisam, o mesmo pode ser adicionado aos pés na tecnologia da Apple.
Nas últimas semanas têm surgidos outras fugas de informação relacionadas com produtos VR/AR da Apple, tal como ter ecrãs de 8K e com suportes de cabeça amovíveis. Tem ainda tecnologia avançada de eye-tracking e uma dúzia de câmaras para captar os movimentos das mãos. E já houve quem avançasse que o primeiro headset de realidade virtual da Apple pode chegar já em 2022 com preços até aos 900 dólares. O protótipo para headset estará numa fase avançada de desenvolvimento e foi concebido para ser um percursor da aposta da Apple na área dos óculos de realidade aumentada, cujo projeto ainda está numa etapa inicial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários