Depois de apresentar o “flagship killer” POCO F2 Pro e, mais recentemente, o POCO M2 Pro, a antiga marca da Xiaomi crevelou hoje o POCO X3 NFC  num evento online que o SAPO TEK acompanhou em direto.

Dirigindo-se à plateia virtual, Angus Ng, responsável de marketing de produto da POCO, começa por relembrar a filosofia da marca, “Everything you need, nothing you don’t”, assim como alguns dos marcos atingidos com o lançamento do PocoPhone F1 e do POCO F2 Pro.

O responsável afirma que a POCO se tem destacado pelos seus “flagship killers” e que agora pretende fazer o mesmo com um smartphone de gama média. Algumas marcas centram-se apenas em determinados aspectos, como a câmara ou o processador, para poder lançar um equipamento com um preço mais “em conta”, mas a empresa quer diferenciar-se e acertar em todos os pontos com o POCO X3 NFC.

A nível de design, Angus Ng afirma que a POCO concebeu o novo smartphone para se destacar das restantes ofertas de outras marcas. Com um design “finish line” inspirado em carros de corrida, o smartphone chega ao mercado em duas cores: Shadow Grey e Cobalt Blue.

O que está por dentro do novo POCO X3 NFC? Em destaque está o novo processador Snapdragon 732G da Qualcomm, e Angus Ng destaca que o SoC conseguiu atingir uma pontuação de 301.581 no ranking da Antutu, lembrando as suas capacidades no desempenho, em especial para jogos mobile.

Em combinação com o processador, a POCO equipou o smartphone com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento que podem ser facilmente expandidos. Para arrefecer o equipamento depois de sessões intensivas de gaming há um novo sistema LiquidCool 1.0 Plus, que permite diminuir a temperatura até 6 graus.

Apresentação | POCO X3 NFC

Para demonstrar aos utilizadores exatamente todo o desempenho de que necessitam, o POCO X3 NFC apresenta um display de 6,67 polegadas optimizado tanto para gaming como para a visualização de vídeos, com uma taxa de atualização de 120 Hz. No topo, está um pequeno DotDisplay de apenas 3,8 mm para a câmara de selfies.

A taxa de atualização é capaz de se adaptar ao tipo de conteúdo que está a ser visualizado pelo utilizador, permitindo também poupar bateria. Além disso, o smartphone conta com uma sampling rate de 240 Hz equivalente à de um equipamento topo de gama.

Com estas especificações, será que a bateria é capaz de durar? De acordo com Angus Ng, a bateria de 5160 mAh com carregamento rápido de 33 W é suficientemente poderosa para aguentar o alto nível de desempenho, com uma autonomia até 10 horas de jogo ou 17 horas de vídeos numa só carga.

Veja a apresentação online

A pensar nos gamers, a POCO “esmerou-se” nos pequenos detalhes e o smartphone dispõe de um motor com feedback háptico e um sistema de altifalantes comparável ao de um equipamento "flagship". Mas não é tudo, pois a nível de software, o POCO X3 NFC tem tecnologia Game Turbo 3.0. E há mais uma boa notícia: Angus Ng anuncia uma parceria com a Black Shark para dois sistemas de arrefecimento portáteis.

Passando para a configuração traseira de câmaras, Angus Ng revela que o smartphone dispõe de 4 lentes, com um sensor principal Sony IMX686 de 64 MP, o mesmo que existe no POCO F2 Pro. Há também uma câmara ultra-wide de 13 MP, uma lente macro e um sensor de profundidade, ambos com 2 MP.

Apresentação | POCO X3 NFC

Na “calha” estão também novos filtros que permitem dar um toque ainda mais especial às fotos tiradas: desde um modo Gold Vibes a um efeito Cyberpunk. Através do AI Skyscraping 3.0 é possível personalizar as fotos tiradas ao céu, seja diurno ou noturno, e, o Kaleidoscope mode permite dar asas à imaginação.

O responsável de marketing de produto da POCO detalha ainda que o POCO X3 NFC está equipado com elementos essenciais: NFC, uma capa com proteção anti micróbios, uma headphone jack, contando também com resistência a salpicos. Em destaque no interior do POCO X3 NFC está o MIUI 12 e o Angus Ng indica que os utilizadores terão direito a três anos de atualizações ao sistema operativo, incluindo acesso às kernel sources.

A nível de preços, Angus Ng dá a conhecer que o POCO X3 NFC estará disponível a partir de 8 de setembro em múltiplas revendoras online por 229 euros (6GB + 64 GB de armazenamento) e por 269 euros (6GB + 128 GB de armazenamento). Há uma promoção especial para “early birds” onde os smarphones passam a custar apenas 199 e 249 euros e são acompanhados por ventoinhas especiais para arrefecer o smartphone em jogos mais "quentes".

POCO X3 NFC: O que já sabemos sobre o novo smartphone?

Os rumores que davam conta de um novo membro da família da POCO já circulam há algum tempo na Internet, indicando que o smartphone quer se afirmar como um “rival” do OnePlus Nord. A marca acabou por confirmar a sua existência e foi revelando algumas pistas no Twitter.

O POCO X3 NFC é um dos primeiros smartphones a integrar o recém-apresentado processador Snapdragon 732G da Qualcomm. Recorde-se que o sucessor do Snapdragon 730G foi concebido para oferecer uma “experiência de jogo poderosa”, prometendo um melhor desempenho de inteligência artificial, com melhorias nas velocidades do CPU e do GPU.

Qualcomm tem novo processador móvel para equipamentos de gaming e já há um smartphone que o vai integrar
Qualcomm tem novo processador móvel para equipamentos de gaming e já há um smartphone que o vai integrar
Ver artigo

No Twitter, Angus Ng, responsável de marketing de produto da POCO, confirmou que o novo smartphone conta com quatro câmaras traseiras, embora sem revelar o aspecto da configuração e aproveitando para colocar um desafio aos internautas.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada durante a conferência. Última atualização às 15h17

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.